Bruno Hazov   |   03/08/2023 17:32
Atualizada em 03/08/2023 19:33

Fortaleza lista incentivos para atrair novos hotéis para a cidade

O evento foi promovido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira

PANROTAS / Bruno Hazov
Encontro reuniu lideranças hoteleiras na capital paulista
Encontro reuniu lideranças hoteleiras na capital paulista

A prefeitura de Fortaleza realizou um workshop na capital paulista com os principais representantes da indústria hoteleira nacional. Encontro visa aumentar a oferta de hotéis em Fortaleza, que vem passando por uma revitalização no setor turístico.

O evento foi promovido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira Diogo, que apresentou algumas das ações da pasta na virada de chave para atrair mais visitantes para a cidade. Entre as iniciativas, destacam-se incentivos fiscais, políticas de capacitação da população local, programas de concessão, parcerias público-privadas (PPP) e obras de infraestrutura em diversos segmentos.

Segundo Rodrigo, a necessidade de mais leitos de hotelaria acompanha a demanda crescente do Turismo na cidade, que vem performando acima da média nacional e do PIB. Em 2022, o Turismo no Ceará cresceu 36%, superando o desempenho nacional e Fortaleza foi a quinta cidade mais buscada por turistas durante o verão de 2022. Só no setor de eventos, a cidade teve um impacto de R$ 347 milhões na economia local, com um gasto médio diário de R$ 791 por visitante.

A prefeitura destacou a região da Praia do Futuro como local ideal para novos empreendimentos hoteleiros, por ser um dos poucos locais a beira mar ainda disponíveis para a construção de novos hotéis "pé na areia". Para incentivar esses investimentos privados nessa região, o poder municipal realizou obras de infraestrutura no entorno e criou leis de incentivo específicas para essa área. Na Praia do Futuro há três hotéis atualmente em construção:

Entre as principais leis de incentivo apresentadas aos líderes hoteleiros no encontro, Rodrigo citou a redução de 60% de ISS, além da dedução de 95% do IPTU e ITBI para esses empreendimentos nas áreas citadas pela prefeitura como potenciais para investimento.

Os executivos presentes viram com bons olhos a iniciativa da prefeitura de Fortaleza e alguns revelaram, inclusive, que já estão realizando estudos de mercado para ingressar no Ceará, apontando a gestão inovadora que transformou o município nos últimos anos como um dos principais motivos para o olhar do mercado hoteleiro para Fortaleza.

"O diálogo com a iniciativa privada é vital para o desenvolvimento turístico de uma cidade. Essas leis de incentivo foram elaboradas após constante diálogo com o empresariado local e de outros estados e visam atrair novos negócios que possam gerar empregos e desenvolvimento para a população local. Nossa preocupação não é apenas com o turista, mas também com o morador, que precisa de qualificação e renda. A oportunidade também é ótima para apresentar aos investidores da indústria hoteleira todo o trabalho da atual gestão de preparar um terreno fértil e propício ao desenvolvimento econômico de novos negócios", revelou Rodrigo Nogueira ao 100X Brasil.

Rodrigo Nogueira

Participaram do evento Vinicius Lummertz, conselheiro do grupo Wish, Pedro Meneleu, gerente do Grupo ICC, Vagner Sardinha, diretor de Novos Negócios e Expansão da Samba Hotéis, Erick Vasconcelos Secretário executivo na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Irineu Guimarães, CEO da BLD Urbanismo, Henrique Martins, diretor de desenvolvimento e novos negócios na Accor, João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Átrio, Ricardo Manarini, Country Manager na BWH Hotels e Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados