Bruno Hazov   |   02/08/2023 18:33
Atualizada em 02/08/2023 18:41

Fortaleza dá exemplo de incentivos ao Turismo no evento da Adit Invest

Rodrigo Nogueira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, apresentou o seminário


PANROTAS / Bruno Hazov
Rodrigo Nogueira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, apresentou cases de sucesso do município para atrair mais turistas
Rodrigo Nogueira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, apresentou cases de sucesso do município para atrair mais turistas

Rodrigo Nogueira, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, falou, na Adit Invest, sobre "Políticas públicas como estratégia de investimentos no Turismo", apresentando o case de Fortaleza (CE) para atrair mais turistas ao Estado.

Segundo Nogueira, uma série de ações culminou na recuperação turística do Estado do Ceará - que vem crescendo acima da média brasileira no Turismo e no PIB. Entre essas ações estavam:

  • leis de incentivo fiscal,
  • programas de capacitação de ambulantes,
  • artesãos e trabalhadores da economia criativa,
  • concessões,
  • revitalização de áreas públicas
  • e novos projetos.

Entre as iniciativas, destacam-se:

  1. a abertura de 55 mil novas empresas,
  2. programas de capacitação como o Fortaleza Capacita, que rendeu mais de 47 mil certificações,
  3. o programa Fortaleza +Futuro, que rendeu mais de 6 mil certificações
  4. e o programa Fortaleza Bilingue, que ofereceu cursos de idiomas para 118 mil trabalhadores da economia criativa.


Parcerias

Na área de incentivos, parcerias público-privadas e concessões, houve investimento de R$ 450 milhões em desenvolvimento econômico e social, com destaque para um projeto que leva energia limpa e renovável para as escolas de fortaleza por um período de 25 anos. No setor de concessões, destaque para a concessão dos espigões arrematados pelo Beach Park que levarão infraestrutura, lazer e cultura para praias de Fortaleza.

Outros projetos, como a requalificação da Praia de Iracema, visam instituir incentivos para beneficiar empreendedores que tenham interesse em investir nessa área, trazendo desenvolvimento cultural e econômico para a região. Entre os benefícios oferecidos, estão a redução de 95% do IPTU e do ITBI, além de redução de 60% da ISSQN. Até o momento esse projeto conta com a participação de duas empresas e já gerou 41 empregos diretos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados