Embratur e Amazon discutem fomento ao Turismo audiovisual no Brasil
Freixo quer mais Film Comissions e mecanismos para atrair produções audiovisuais com foco no Turismo
A Embratur e a gigante do varejo Amazon se reuniram em prol do fortalecimento do Turismo audiovisual em território brasileiro. O encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a gerente sênior da Amazon Studios na América Latina, Joana Almeida e Sousa, também foi pautado na importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiências turísticas do País.
Um dos temas debatidos foi a necessidade de o Brasil possuir mais Film Comissions estaduais, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções, por exemplo. Entre os países citados como bons exemplos nessa estratégia estão a Espanha e a Coreia do Sul.
A Embratur vem discutindo o fomento ao audiovisual em diversas feiras internacionais. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional. Em outra reunião, em novembro, Freixo esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, para debater o tema.
“O Turismo no Brasil responde a 8% do PIB. Somos um país que tem um Turismo muito forte. E nós temos um audiovisual muito forte também. O que precisamos fazer é promover esse encontro entre esses dois setores”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Ações no Brasil
Já em território nacional, a Embratur passou a integrar, no ano passado, o Conselho Superior de Cinema. Ainda em 2023, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do Turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Por fim, a agência criou um fundo para financiar produções audivisuais voltadas para o Turismo, em parceria com o Banco do Brasil.
Em nota, a Embratur lembra que o intuito das Film Comissions é o de promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Elas também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.