Hotel Criamigos em Gramado (RS) ainda tem espaço para investidores
Projeto de R$ 100 milhões terá hotel, restaurante e centro de entretenimento
As pelúcias comercializadas pela Criamigos, loja fundada em 2016 em Gramado (RS), ganharam vida no canal do YouTube que a marca lançou, hoje com vídeos com mais de dez milhões de visualizações, e terão novo endereço no primeiro semestre de 2024. É que além das 61 lojas distribuídas por 22 Estados brasileiros, a empresa vai abrir seu primeiro complexo de lazer – com hotel, centro de entretenimento e restaurante. “Alugamos um edifício histórico no centro de Gramado, onde funcionava a antiga loja da Ortopé, a 500 metros da rua coberta. E as obras já começaram para a abertura em etapas, começando pelo hotel”, explica a sócia da Criamigos, Veronicah Sella.
O projeto de R$ 100 milhões e sete mil metros quadrados terá 60% de investimentos das sócias e 40% comercializados. Dos R$ 40 milhões externos, R$ 22 milhões já foram obtidos. “Ainda temos oportunidades para investimento. Iniciamos a oferta entre nossos franqueados, que sempre serão priorizados nos projetos”, conta Veronicah, que já tem dois franqueados como sócios no futuro complexo. Serão 34 suítes no primeiro hotel temático infantil do Brasil. “Temos muitas suítes temáticas em hotéis brasileiros, mas este projeto, de primeiro hotel temático infantil, é inédito. Acredito que Gramado é o local certo para esse tipo de inovação”, conta a gaúcha.
Quando abriram a loja de Gramado, com 38 m2, em outubro de 2016, as sócias Veronicah e Natiele Krassmann queriam vender pelúcias personalizadas, confeccionadas em família. “Foi para espalhar amor por meio da experiência encantadora que oferecemos em nossa loja que a Criamigos nasceu”, diz Veronicah. No ano seguinte, era inaugurada a segunda loja, primeira franqueada, em Balneário Camboriú (SC). “As franquias surgiram entre nossos visitantes, que conheciam nossa loja e queriam levar esse serviço para suas cidades. Chegamos a pensar que as vendas da oficina de Gramado cairiam quando as franquias chegaram a São Paulo e Rio, em 2018, mas aconteceu exatamente o contrário”, diz. “Quem tem a experiência em uma das oficinas, quer conhecer as demais.”
NBA ParkA mais recente das oficinas foi inaugurada na semana passada, dia 18, no NBA Park, primeiro parque temático da NBA na América Latina, também em Gramado. “Conseguimos realizar essa nossa primeira parceira internacional com a NBA e temos a primeira oficina temática dentro do parque, com nossas pelúcias utilizando as roupas com a marca registrada NBA”, comemora a proprietária.
Além da qualidade do produto e da experiência, Veronicah atribuiu a rápida expansão das franquias à escolha de destinos turísticos para a abertura das lojas. “Estamos nos shoppings de São Paulo e do Rio, mas também em Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ) e na Praia do Forte (BA). Quem visita uma dessas oficinas, quer conhecer as outras. Não temos clientes, temos fãs. E, para mantê-los, precisamos oferecer sempre novas experiências.”
A pandemia foi também uma oportunidade de expansão, segundo Veronicah. “Os aluguéis nos shoppings são caríssimos e, com a pandemia, houve vacâncias nesses ambientes e uma reacomodação dos valores, que permitiu aos investidores capitalizados abrirem lojas”, conta, lamentando o período de fechamentos das oficinas durante a pandemia, apesar da expansão. “Oferecemos a compra on-line, mas esse nunca foi nosso foco, porque a experiência na oficina é única. No mundo digital, criamos o Clubinho Criamigos, com seis personagens que serão os anfitriões de nosso hotel e o tema das suítes, da gastronomia e do complexo de entretenimento”, explica sobre o canal com vídeos que somam dez milhões de visualizações.
Franqueados e expansão
Além das duas oficinas próprias, as 59 lojas franqueadas estão com 36 empreendedores. “Temos 28 franqueados que têm mais de uma loja e isso é muito bom, porque mostra satisfação com os resultados. Os franqueados têm prioridade antes de qualquer abertura. Temos o mesmo franqueado em Balneário Camboriú e Florianópolis, por exemplo.”
Agora, segundo Veronicah, estão sendo mapeados pontos turísticos que poderiam ganhar oficinas novas, a exemplo da parceria com o NBA Park. “Nada impede que endereços como o Beto Carrero World ou o Beach Park possam vir a ter lojas da Criamigos. Mas ainda estamos mapeando quais seriam esses pontos turísticos... O NBA Park foi o primeiro, assim como Gramado terá o primeiro hotel. Esse pioneirismo é parte da cultura da nossa região, que respira o turismo”, completa.