Santos tem melhor temporada de verão desde 2016, com 2,8 mi de turistas
Volume foi 7% maior que o registrado no ano passado, segundo dados da Seectur
Mais de 2,8 milhões de turistas visitaram as praias de Santos (SP) durante a temporada de verão 2023/24 que, segundo levantamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativo e Turismo (Seectur), é a melhor desde 2016, com ocupação hoteleira elevada e rodovias movimentadas. Volume foi 7% maior que no ano passado.
De acordo com dados da Ecovias – concessionária do Sistema Anchieta/Imigrantes – mais de 5,5 milhões de veículos desceram a serra entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, sendo 941 carros de Santos.
"Além das belezas naturais, a cidade oferece infraestrutura de serviços, hotéis e atividades para turistas e moradores com programações no Centro Histórico, na orla e em outros espaços. Temos a segunda maior queima de fogos de Réveillon do Brasil, realizada com organização e em uma Cidade segura. Somado a isso, recebemos a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, o que evidencia nosso potencial para receber bem as pessoas e mostrar as belezas que temos aqui em Santos"
O equipamento que mais atraiu visitantes em Santos foi o Aquário municipal, com 147 mil visitas no período, 5% a mais que na temporada de verão anterior, seguido do Museu do Café, com 61,7 mil visitantes.
A prefeitura destaca que o aumento no número de turistas se deve ao esforço municipal de ampliar os produtos turísticos da cidade, como o Museu Pelé, os festivais do Centro Histórico, o novo Quebra-Mar e os eventos do trade.
Para este ano a Seectur planeja ampliar o número de festivais culturais, além de inaugurar o Parque Valongo, novo ponto de encontro de turistas e moradores no centro da cidade que recebeu investimento de mais de R$ 28 milhões.
Cruzeiros
A temporada de cruzeiros também contribuiu para o aumento do fluxo turístico na cidade. A agenda que vai até 3 de maio inclui paradas em Santos e deve atrair um total de 917 mil turistas, entre embarques e desembarques no porto de Santos, movimentando cerca de R$ 1 bilhão.