Santos (SP) vai ganhar distrito turístico urbano para impulsionar Turismo
Anúncio foi feito na segunda-feira (17) pelo prefeito Rogério Santos e pelo secretário Roberto de Lucena
Em visita ao município de Santos (SP), Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens de SP, comunicou tratativas com a prefeitura local para a criação de um distrito turístico urbano em Santos. Anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Rogério Santos e pelo secretário estadual da pasta do Turismo.
O novo distrito turístico urbano de Santos (SP) irá abranger a região do Centro Histórico, onde se encontram atrativos como o Museu do Café, o Teatro Coliseu e o Teatro Guarany, além de importantes lojas, restaurantes e casas noturnas.
A iniciativa tem como objetivo recuperar o centro da cidade, com a criação de programas de habitação e repovoamento da região. Segundo a prefeitura, já foram investidos mais de R$ 100 milhões na reforma e modernização de praças e do Mercado Municipal, na inauguração do VLT (transporte sobre trilhos) e na construção de diversos empreendimentos voltados para moradias.
Visando a inauguração do distrito, estão sendo realizadas obras em uma área de antigos armazéns de carga, entre as ruas Riachuelo e da Constituição, que darão espaço ao Parque Valongo, equipamento público com acesso direto ao canal do porto, com área para contemplação, eventos e lazer. As obras estão sendo realizadas pela COFCO International - plataforma internacional de negócios agrícolas sediada na China.
Para se tornar distrito turístico, um município deve apresentar estudos técnicos que evidenciem o potencial da região, definindo objetivos, diretrizes e metas para o desenvolvimento da atividade. Uma vez criado o distrito, as regiões conseguem atrair mais investimentos privados a partir de condições especiais de tributação e políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento do Turismo.
Segundo o prefeito, a nova medida será responsável pela criação de emprego e renda para a população local, a partir da qualificação de espaços urbanos e investimentos privados de empresas interessadas em explorar economicamente a região do Parque Valongo.
Ainda na Baixada Santista, outro município que pode ganhar um distrito turístico é São Vicente (SP), que atualmente está realizando estudos, junto ao governo do Estado, para inaugurar na cidade o primeiro distrito náutico do País.