Goiás lança Plano Estratégico de Turismo para 12 Regiões Turísticas
Planejamento utiliza metodologia Maptur e foi apresentado em solenidade que reuniu 60 municípios goianos
O Governo de Goiás lançou seu novo Plano Estratégico Estadual de Turismo para autoridades, representantes do trade, entidades do Turismo, empresários e gestores municipais das 12 Regiões Turísticas do Estado. O estudo, elaborado pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), irá nortear ações de desenvolvimento do Turismo goiano nos próximos anos.
O novo Plano Estratégico Estadual de Turismo foi realizado com ferramentas de gestão, expondo as oportunidades que Goiás apresenta neste setor. A análise foi feita por uma consultoria especializada em estratégias e soluções tecnológicas para gestão de destinos turísticos, contratada pela Goiás Turismo e utilizou metodologia e sistema inovador Maptur.
Segundo nota oficial da Goiás Turismo, o objetivo do Plano é fazer com que Goiás seja reconhecido como um destino naturalmente importante, sendo o turismo um impulsionador da economia, com a valorização da cultura regional e preservação da biodiversidade. O levantamento mostra que o estado tem potencial para se despontar no turismo graças à sua diversidade de atrativos.
“Nós vamos lutar muito para que tudo isso saia do papel. É um desafio da Goiás Turismo e de vocês. Sabemos o que precisa melhorar e vamos traçar um plano de ação, envolvendo o poder público e a iniciativa privada”
Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo
O plano consiste na adoção de seis programas estratégicos divididos em três eixos:
- Melhoria da oferta turística
- Fortalecimento da promoção
- Comercialização e da governança do destino