11 regiões turísticas do RN trabalham pela regionalização do Turismo
Encontro teve presença da governadora do RN, gestores públicos de municípios potiguares e do trade
A secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur-RN) realizou, nesta terça-feira (10), um encontro com prefeitos e gestores dos onze municípios que integram as regiões turísticas potiguares para um seminário sobre a estruturação e fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O objetivo é fomentar a interiorização da atividade turística em todo o Estado.
Segunda a governadora Fátima Bezerra, o encontro buscou atender uma demanda dos próprios gestores municipais que trabalham com Turismo, a fim de criar políticas públicas que dialoguem com a sociedade na busca do crescimento da atividade turística em âmbito estadual.
"Temos foco, planejamento, prioridades e determinação. A expressão Institucionalização das Instâncias de Governança Regionais significa o estabelecimento formal de uma organização que constrói pactos, compartilha espaços de diálogo, toma decisões e orienta o desenvolvimento turístico das regiões de forma sustentável. Hoje encerramos uma jornada de quase um ano e meio de estudos, acompanhamento e implementações. A consultoria realizada visitou os municípios e elevou o patamar turístico do RN mostrando a força de cada região do Estado”
Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte
"Não apenas com sol e mar. Temos o Geoparque Seridó, as serras como Martins e São Bento, o Turismo religioso, a Costa Branca, a gastronomia e o artesanato. Estamos ainda reforçando investimentos em capacitação e qualificação profissional. Temos uma equipe técnica muito preparada. E aqui quero destacar o papel da ex-secretária Ana Maria Costa que atuou com muita responsabilidade, competência e dedicação. Agora com Solange Portela, que é servidora de carreira há mais de 20 anos e possui a qualificação necessária para dar seguimento ao trabalho", ressaltou a governadora.
Segundo Solange Portela, secretária estadual de Turismo, o seminário foi a conclusão de um trabalho de mais de um ano em busca de ações que promovam o Turismo local e o agrupamento dos municípios com vocação turística no Estado, inclusive no setor privado no interior, para que cada região alcance o desenvolvimento do Turismo.
“Desenvolver o Turismo como atividade econômica gera emprego e renda. A institucionalização das IGRs atende aos critérios previstos no Ministério do Turismo e a formalização das mesmas permite a criação de parcerias estratégicas e da gestão integrada e descentralizada de programas e projetos possibilitando a cada região compartilhar alternativas de desenvolvimento, respeitando suas realidades e especificidades de maneira autônoma”
Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte
O evento contou com a participação dos prefeitos de Martins, Felipe Guerra, secretários municipais de Turismo dos municípios, representantes dos Governos dos estados da Paraíba e Espírito Santo, das entidades ligadas ao trade turístico e sindicatos de trabalhadores do setor e da Federação Brasileira de Comunicadores e Jornalistas do Turismo, além de representantes do Sebrae-RN.