Bruno Hazov   |   28/02/2024 17:12
Atualizada em 29/02/2024 16:25

Quase 1 milhão de turistas internacionais visitaram o Brasil em janeiro

Resultado poderia ser melhor, não fosse a queda na visitação dos argentinos por conta da crise econômica

Pixabay
Rio de Janeiro foi um dos principais destinos visitados pelos turistas internacionais
Rio de Janeiro foi um dos principais destinos visitados pelos turistas internacionais

Durante o mês de janeiro, quase um milhão de turistas internacionais visitaram o Brasil, segundo dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal. O período registrou um aumento no fluxo de turistas de todos os principais países emissores, com excessão da Argentina.

Na comparação com janeiro do ano passado, o fluxo foi um pouco inferior (-1,4%) por conta da queda de visitação dos turistas argentinos, os principais visitantes estrangeiros em território brasileiro. Segundo a Embratur, a diminuição do fluxo de visitantes da Argentina se deve ao cenário de crise econômica que o país enfrenta, com o pior índice de inflação dos últimos 30 anos. Analisando apenas o fluxo de argentinos ao Brasil, a queda foi de 19% em relação ao ano passado.

O resultado é reflexo de uma série de ações da Agência para atrair estrangeiros, como campanhas internacionais de promoção do Brasil, sobretudo na América Latina, além de apresentar o Brasil como uma alternativa mais econômica para turistas argentinos de maior poder aquisitivo.

“Com a adoção dessa estratégia, foi possível manter o registro da entrada de turistas internacionais no Brasil em patamares equivalentes aos de janeiro do ano passado. Mantivemos a atenção na Argentina, é o nosso principal mercado e não vai deixar de ser, mas temos resultados muito importantes e no curto prazo em todo o continente, com destaque para Chile e Paraguai”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Apesar da crise, a Argentina segue como maior emissora de turistas para o Brasil no mês de janeiro, seguido pelo Paraguai, que apresentou um aumento expressivo no número de visitantes, passando de 84,8 mil em janeiro de 2023 para 104,3 mil em 2024. O terceiro lugar ficou com o Chile, que apresentou o maior crescimento na comparação mensal, com aumento de 47,8% no número de visitantes.

“Temos excelentes perspectivas para alavancar o número de estrangeiros no Brasil neste ano. Sediaremos a reunião de líderes do G20, começamos os preparativos pra COP30, temos a atuação do escritório da OMT no Rio de Janeiro. Vamos seguir trabalhando para melhorar a imagem do Brasil em grandes eventos internacionais. Com essa ação conjunta, seguiremos firmes para alcançarmos a meta de 10 milhões de estrangeiros em quatro anos”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Confira abaixo os principais países emissores de turistas para o Brasil em janeiro de 2024:

  1. Argentina
  2. Paraguai
  3. Chile
  4. Uruguai
  5. Estados Unidos
  6. Bolívia
  7. Portugal
  8. França
  9. Alemanha
  10. Itália

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados