Governo do Rio busca acordo com a Tap para atrair mais europeus
Rota RJ-Lisboa deve ganhar mais dois voos semanais, somando 14 voos por semana a Portugal
O Governo do Rio de Janeiro se reuniu com representantes da companhia aérea portuguesa Tap para discutir estratégias de cooperação que tragam mais turistas europeus para a cidade maravilhosa. A empresa opera mais de 50 destinos europeus e tem potencial para aumentar o fluxo estrangeiros nas praias cariocas.
A Tap conta com dez voos semanais conectando o Rio de Janeiro a Lisboa e dois voos semanais com destino a Porto, somando 12 voos do Rio para Portugal. A partir de março, a rota Rio-Lisboa vai ganhar mais dois voos semanais, resultando em 14 voos entre os países.
Levando em conta todo o território brasileiro, onze cidades possuem conexão direta com Portugal por meio da Tap. Outros Estados, como São Paulo, também discutem a ampliação de voos com a companhia portuguesa.
“Eu sempre digo que promover o Turismo não é um dever apenas do Estado, mas também das prefeituras e da iniciativa privada. A Tap tem sido uma grande parceira neste trabalho de promoção do Rio de Janeiro para o mercado europeu. Na última semana, recebemos um jornalista português que veio fazer uma reportagem sobre o nosso Estado. Ele saiu daqui encantado. Além dos atrativos turísticos, destacou a sensação de segurança que sentiu durante a sua estada. No final do mês estaremos na BTL, e vamos avançar ainda mais na captação do turista europeu”
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ
Crescimento do Turismo do Rio
No ano passado o Rio de Janeiro recebeu cerca de 1,2 milhões de turistas, dos quais mais de 270 mil eram europeus. Portugal foi o terceiro País europeu que mais enviou turistas ao Rio de Janeiro (cerca de 32 mil), depois de França e Reino Unido.
Um dos grandes aliados na promoção turística do Rio de Janeiro é o Aeroporto do Galeão, que em 2023 retomou suas conexões internacionais após o período de restrição da pandemia de covid-19. Quase 8 milhões de passageiros passaram pelo Galeão no ano passado e a expectativa do governo do Estado é a de que esse número chegue a 14 milhões em 2024.
“O diálogo com o setor de aviação é fundamental para incentivar o Turismo e o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Hoje, o Rio de Janeiro recuperou sua credibilidade e voltou a ser o cartão postal do Brasil”
Nicola Miccione, secretário da Casa Civil