Bruno Hazov   |   05/12/2023 12:46
Atualizada em 05/12/2023 12:47

Qual a força do Turismo de proximidade e do interior paulista?

Representantes do setor público falam da importância do interior paulista na retomada do Turismo

PANROTAS / Bruno Hazov
Gestores do poder público discutiram a força do interior paulista na retomada do setor turístico
Gestores do poder público discutiram a força do interior paulista na retomada do setor turístico

A força do Turismo de proximidade e dos destinos do interior paulista foi tema de discussão do 3º painel do 6º Fórum Expo Visite São Paulo, evento que comemora os 40 anos do SPCVB e acontece nesta terça-feira (5), no WTC Events Center.

Participaram do painel Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo, Alexandre Braga, presidente da Aprecesp, e Candido Ramos, presidente da Amitesp.

Alexandre Braga falou sobre os eventos de grande porte que a cidade de São Paulo sediou no ano de 2023, como o GP de F1, os shows de relevância internacional como o The Town e Lollapalooza, além dos diversos eventos corporativos que aconteceram ao longo do ano. Ele lembrou a pujância da infraestrutura da capital para receber eventos de grande porte, citando também o futuro complexo Anhembi, atualmente em reforma, que irá se tornar um dos principais equipamentos do segmento Mice na cidade de São Paulo.

Roberto de Lucena falou sobre a força do Turismo de proximidade, que ganhou relevância durante a pandemia, uma vez que muitas famílias trocaram longas viagens de avião ou ônibus por curtas viagens de carro para o interior de São Paulo.

"Por meio de programas como o Dadetur nós conseguimos repassar recursos para as cidade do interior a fim de estruturar o segmento turístico em todo o Estado. Dessa forma, as cidades do interior ganham em infraestrutura e passam a oferecer uma infinidade de produtos turísticos a altura do que é oferecido na capital"

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

O Dadetur - maior programa estadual de repasses de recursos para o Turismo - também foi citado por Candido Ramos como fundamental para o desenvolvimento das cidades do interior, a partir da geração de empregos e criação de novos produtos turísticos. Ele comentou que a boa utilização desses recursos é fundamental para a sobrevivência e competitividade das cidades do interior.

A infraestrutura do Estado de São Paulo foi citada por todos os palestrantes como essencial para o fomento da atividade turística, principalmente no setor de eventos. A qualidade das estradas estaduais e municipais, a ampla oferta hoteleira - mesmo em cidades do interior, como Olímpia, com cerca de 34 mil leitos de hospedagem - a variedade de produtos turísticos, que vão desde o Turismo rural e de natureza, ao Turismo religioso e cultural, fazem de São Paulo um Estado muito competitivo e atrativo para os turistas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados