MTur e Embratur se reúnem com grupo italiano para ampliar rotas aéreas
Em 2023, cerca de 96 mil turistas italianos desembarcaram em solo brasileiro
Na última terça-feira (12), o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniram com representantes do grupo turístico italiano Alpitour para tratar da expansão de rotas aéreas entre Brasil e Itália. Em 2023, cerca de 96 mil turistas italianos desembarcaram em solo brasileiro.
O MTur tem atuado em grandes feiras e eventos internacionais a fim de melhorar a imagem do Brasil no Exterior, impulsionando a vinda de mais visitantes estrangeiros. Ao mesmo tempo em que trabalha na promoção, a pasta investe em obras de infraestrutura e programas de qualificação de novas rotas e produtos turísticos.
O Alpitour tem presença em mais de 40 países, atuando em diversos segmentos, incluindo a linha aérea Neos Airlines.
"Apresentamos a potencialidade dos atrativos nacionais, em especial os destinos de sol e praia, que reúnem paisagens paradisíacas. Eu estou oferecendo a parceria do Governo Federal para criar o ambiente favorável em relação aos aspectos tributários e em relação aos aspectos de infraestrutura”
Celso Sabino, ministro do Turismo
O grupo italiano mostrou interesse inicial nos destinos Rio de Janeiro e Ceará, porém, durante a reunião, a presença da secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, ampliou o interesse da Alpitour também para o mercado alagoano.
“Estamos aqui para analisar as diferentes oportunidades comerciais para unir este projeto. A conectividade é muito importante para nós, para também influir na indústria tanto nas oportunidades de hotéis, nas oportunidades de produtos que possam ser vendidos na Europa”
Gine Martines, vice-Presidente de Alianças Globais da Alpitour World
Gastos de estrangeiros no Brasil
Segundo levantamento do Banco Central, de janeiro a outubro, os turistas estrangeiros injetaram na economia nacional R$ 27,8 bilhões, superando os R$ 24,4 bilhões de 2019, período pré-pandemia. Apenas no mês dez do calendário foram US$ 650 milhões, o que corresponde a R$ 3,19 bilhões, se consolidando o melhor outubro para o setor nos últimos dez anos. Em comparação com o mesmo período de 2022, o aumento foi de 57,2%.