Veja as estratégias da Embratur para regionalização do Turismo
Planos visam entender os obstáculos enfrentados pelos municípios no fomento do setor
No workshop promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), durante a Abav Expo 2023, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, e Daniela Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, participaram de uma discussão sobre o fomento ao Turismo regional.
"Freixo promoveu um reposicionamento de marca no cenário do Turismo internacional. O Brasil tem se posicionado como um dos principais players da América Latina no segmento de investimentos em Turismo, mas ainda há muito o que se fazer. O diálogo constante da Embratur com os prefeitos dos municípios de interesse turístico tem dado ótimo resultado", comentou Pereira.
Segundo Freixo, a Embratur vem investindo em campanhas de audiovisual para promover o destino Brasil mundo afora. Ele afirmou, ainda, que a equipe técnica da entidade se reúne diariamente com prefeitos e secretários de diversas cidades para entender os anseios da administração local e resolver os gargalos do Turismo a nível regional.
"É na cidade que a vida acontece e é nela que o Turismo também acontece. Ninguém visita um Estado, um destino, mas sempre uma cidade. Nós precisamos de uma ampla participação dos municípios na construção do novo Turismo que, em conformidade com o pensamento do MTur, deve priorizar a regionalização do Turismo"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Freixo também comemorou os resultados recentes da atuação da Embratur e do MTur no que diz respeito ao turista internacional, que gastou no Brasil mais de R$ 3,2 bilhões no mês de agosto, em um total de R$ 22 bilhões movimentados entre os meses de janeiro a julho.
"Qual atividade econômica movimenta, em 6-7 meses, um volume tão grande de dinheiro limpo? Digo dinheiro limpo porque a atividade do Turismo é sustentável, verde e inclusiva. O setor energético, como o de Óleo e Gás, equivale a 12% do PIB nacional, enquanto o Turismo engloba cerca de 8% da nossa economia. A diferença entre os dois, é que um setor é mais privilegiado e prestigiado que o outro, embora produza tanto quanto"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Além da regionalização e promoção dos destinos turísticos, Freixo chamou a atenção para programas como o Embratur Lab, braço de inovação que quer trazer tecnologias para inovar no Turismo regional, aumentando e melhorando o fluxo turístico nas diversas cidades brasileiras, fazendo com que a presença de visitantes seja mais satisfatória e o período de estadia, mais longo.
Daniela Maia também destacou o trabalho da Embratur e dos diversos prefeitos que se beneficiam do amplo diálogo com todas as cadeias do Turismo. Daniela projetou com bons olhos os próximos passos da agência no que diz respeito à construção da imagem do Brasil no mercado exterior.
Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo