Lages (SC) arrecada R$ 40 milhões durante Festa Nacional do Pinhão
Sucesso da celebração se deu por conta de incentivos municipais e privados e eventos paralelos
Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município de Lages, em Santa Catarina, apontaram uma arrecadação de R$ 40 milhões durante a última edição da Festa Nacional do Pinhão - evento chave para o calendário municipal. Segundo a prefeitura, o sucesso da festa se deu pela combinação de eventos paralelos promovidos pela prefeitura e empresários locais.
O comércio registrou aumentos nas vendas na ordem de 30% no período das celebrações. A rede hoteleira de Lages também registrou ótimos números, com ocupação de 90% dos leitos durante o primeiro final de semana da festa e até 100% de ocupação em alguns estabelecimentos no segundo final de semana.
Durante a celebração, a prefeitura local realizou uma série de outros eventos turísticos paralelos, como a Cavalgada do Pinhão, que reuniu cerca de 400 cavaleiros, e outras cavalgadas em parceria com municípios vizinhos. Outra novidade organizada pela prefeitura foi o Passeio de Trem da Coxilha Rica, com a adesão de 1,8 mil passageiros em três dias e que contou com a venda integral de todos os ingressos.
A festa também teve a movimentação do setor privado para ampliar as comemorações. Oito cervejarias na região do mercado público de Lages realizaram o evento Stammtisch da Serra, promovendo um encontro gastronômico com diversas bandas locais. Empresas como a Helitur também contribuíram para o recorde de arrecadação da última edição do festival, levando aos céus cerca de 580 passageiros durante os dez dias de festa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori, os eventos paralelos foram chave para aumentar a permanência do turista. “Nossa preocupação sempre foi criar alternativas turísticas para os turistas além das festividades noturnas, mas que ele aproveite nossa região também durante o dia. Tivemos relatos da organização do passeio de trem que a maioria dos bilhetes foi adquirida por turistas. Essas atitudes divulgam nosso município, que entra cada vez mais no roteiro turístico do Estado", concluiu.
A Festa Nacional do Pinhão é uma festa popular gastronômica e cultural realizada na cidade brasileira de Lages, no Estado de Santa Catarina. Atrai todos os anos mais de 350 mil visitantes durante onze dias de duração, reunindo bandas e atraindo turistas brasileiros e argentinos.