Bruno Hazov   |   23/10/2023 12:13

Governo do Paraná incentiva pesca esportiva com linha de crédito

Linha Pesca e Náutica oferece crédito de R$ 30 mil e prazo de pagamento de 60 meses para profissionais


Gilson Abreu/ AEN
O lançamento do programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica ocorreu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento filantrópico promovido pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra neste sábado (21), que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai
O lançamento do programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica ocorreu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento filantrópico promovido pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra neste sábado (21), que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, lançou neste sábado (21) o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica, com a presença de 158 equipes de pesca do Noroeste do Estado, além de pescadores do Mato Grosso do Sul e Paraguai. O objetivo é disponibilizar uma linha de crédito para financiar atividades ligadas à pesca esportiva.

A linha Pesca e Náutica oferece crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência) e é destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca. Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos e capital de giro para a atividade.

O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica foi desenvolvido em uma parceria do governo do estado com a Fomento Paraná, em conjunto com a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo (Setur) e Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap). Os recursos da nova linha são do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

“Lançamos um grande programa que é para fomentar o Paraná por meio da pesca esportiva. Vamos financiar barcos para o pessoal que trabalha no setor de Turismo. Também vamos financiar fabricantes de barcos de alumínio, as chamadas voadeiras. Essa linha vai para toda a cadeia produtiva da pesca, para quem quer comprar seu barco a juro subsidiado para trabalhar. Outro ponto importante é que com a pesca esportiva nós incentivamos a sustentabilidade. O pesque e solte está crescendo muito aqui no Paraná, o que movimenta toda a cadeia de Turismo, desde o pessoal das pousadas, setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes até os guias de barco, que levam e trazem os pescadores esportivos para sua atividade de lazer”.

Ratinho Júnior, governador do Paraná

Em nota, a Sedest informou que o incentivo ao Turismo sustentável pela pesca esportiva ocorre por meio do calendário anual de competições do Estado. Além do anúncio, o governador também devolveu ao Rio Paraná cerca de 30 peixes nativos dentro do programa Rio Vivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Segundo a Fepap, em 2023 foram promovidos 48 eventos de pesca esportiva no Paraná, reunindo em média de 50 a 100 equipes envolvendo de 250 até 400 embarcações e cerca de 3 mil pessoas por competição.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.