Karina Cedeño   |   15/03/2024 14:34

65% dos viajantes não planejam suas compras no aeroporto; veja estudo

85% dos participantes da pesquisa afirmam que efetuaram compras em um terminal nos últimos 12 meses


JESHOOTS.COM/Unsplash
Realizado pela Ipsos, o levantamento lança um novo olhar sobre os diferentes perfis dos passageiros aéreos
Realizado pela Ipsos, o levantamento lança um novo olhar sobre os diferentes perfis dos passageiros aéreos

A JCDecaux revelou dados do seu último estudo mundial intitulado "First Class Advertising – The Enduring Magic of Airports". Realizado pela Ipsos, o levantamento lança um novo olhar sobre os diferentes perfis dos passageiros aéreos, a sua relação com o ambiente aeroportuário e a sua percepção da publicidade nos aeroportos.

Confira abaixo os insights trazidos pela pesquisa, feita em 14 países (incluindo o Brasil):

Viajantes: um público premium, mais jovem e com maior poder econômico

  • O estudo da Ipsos mostra que, de um modo geral, os viajantes são mais jovens (índice 111 para as pessoas entre os 25 e os 44 anos) e com maior poder econômico (índice 123 para as pessoas com rendimentos elevados) do que a população média;
  • Apesar do desenvolvimento de ferramentas de videoconferência, o estudo ACI ASQ Global Traveller mostra que o volume de viajantes corporativos aumentou entre 2022 e 2023, em comparação com 2019 (24% vs. 22%) e o estudo Ipsos mostra que eles mantêm uma frequência de viagem muito acima da média dos viajantes de lazer, com cerca de cinco viagens no período dos últimos 12 meses, em comparação com 3,6 para a totalidade dos viajantes de lazer, enquanto a intenção de viajar de avião permanece forte. Os aeroportos são parte integrante da experiência de viajar e representam bem mais do que um simples local de passagem;
  • As principais emoções que os viajantes sentem, na partida ou na chegada, são o entusiasmo e a curiosidade;
  • 71% dos viajantes gostam da disposição e do ambiente dos aeroportos. Do mesmo modo, 71% sublinham a natureza distintiva e exclusiva da experiência aeroportuária, que a distingue da vida cotidiana;
  • Por último, 68% dos respondentes consideram que os aeroportos constituem um componente essencial das suas férias ou viagens.


Compras têm papel central na experiência dos viajantes nos aeroportos

  • 85% dos participantes efetuaram compras em um aeroporto nos últimos 12 meses (excluindo alimentos e bebidas), o que demonstra a forte atração das ofertas comerciais propostas;
  • Além disso, 65% dos viajantes não planejam antecipadamente as suas compras no aeroporto, o que proporciona às marcas uma oportunidade de influenciar e consumir espontaneamente.


Publicidade nos aeroportos: um meio mais poderoso e influente do que nunca

  • A maioria dos viajantes tem uma imagem positiva da publicidade nos aeroportos. De fato, 70% afirmam apreciar os stands, as lojas e as campanhas publicitárias. "Internacional", "impactante", "inovadora", "de confiança" e "de prestígio" são os principais adjetivos que os viajantes associam às marcas que anunciam nos aeroportos;
  • Os viajantes têm uma melhor percepção da publicidade nos aeroportos do que da publicidade on-line ou nas redes sociais, em termos de critérios-chave como a dimensão internacional, a criatividade, a qualidade superior, a atenção e a imagem de marca premium;
  • 77% dos passageiros afirmam ter tomado pelo menos uma ação após terem sido expostos a um anúncio num aeroporto, durante ou após uma das suas viagens nos últimos 12 meses.

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