Beatrice Teizen   |   07/05/2024 12:51
Atualizada em 07/05/2024 12:52

Visto mexicano eletrônico é novamente adiado; previsão era 9 de maio

Formato facilitado do documento foi mais uma vez postergado devido a pressões diplomáticas

Previsão do visto mexicano ser eletrônico era 9 de maio, mas foi mais uma vez adiado
Previsão do visto mexicano ser eletrônico era 9 de maio, mas foi mais uma vez adiado

O presidente do Conselho Hoteleiro do Caribe Mexicano, Jesús Almaguer Salazar, confirmou que não iniciará o processo de vistos eletrônicos para brasileiros que desejam visitar o México, como havia sido combinado para acontecer nos primeiros dias de maio. Desse modo, mais uma vez o a facilitação da emissão do documento é adiada devido a pressões diplomáticas. As informações são do portal Novedades Quintana Roo.

Segundo Salazar, a decisão afeta as relações já estabelecidas para a promoção e recuperação do mercado. Apuração do Novedades Quintana Roo e do Portal PANROTAS dão conta de que o atraso se deve a uma pressão dos Estados Unidos.

“O que sabemos por enquanto é que o visto mexicano eletrônico não estará disponível, o processo será mantido apenas presencial, o que continuará a contribuir para um declínio do mercado, e, embora não seja mau, a facilidade do documento pretendia aumentar os fluxos que foram perdidos desde o ano passado”, explicou ao veículo.

A governadora de Quintana Roo, Mara Lezama, já havia anunciado publicamente que o documento voltaria a ser eletrônico em maio. Os esforços do governo do estado que ela governa, onde fica Cancun, junto ao Itamaraty, levaram ao anúncio da volta do visto eletrônico, previsto para esta semana, mais precisamente na quinta-feira, 9 de maio.

Em 2022, o Brasil se posicionou como o quinto mercado do mundo que mais enviou turistas ao Caribe mexicano, registrando 141.144 passageiros no ano passado. Para 2024, no primeiro bimestre, foram contabilizados 16 mil viajantes – impacto claro da dificuldade imposta pela obtenção do visto mexicano.

Sobre o visto, o secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto Riestra, explicou que estão promovendo estratégias promocionais para atrair visitantes do Brasil, por meio do visto dos EUA, e aguardam as definições do governo federal para concretizar a questão do visto eletrônico.

Tópicos relacionados