Da Redação   |   09/04/2024 19:26
Atualizada em 10/04/2024 17:51

Belmond discute o futuro do luxo em evento no Copacabana Palace; fotos

Agentes de viagens e diretores de unidades Belmond pelo mundo estão no Rio de Janeiro para o encontro


PANROTAS/Marluce Balbino
Gaia Rosetti, do Belmond Trains & Cruises, Michael Leitao, do Belmond Hotel Machu Picchu, Javier Carlavilla, do Belmond Hotel Sacred Valley, e Damia Boudress, da Belmond
Gaia Rosetti, do Belmond Trains & Cruises, Michael Leitao, do Belmond Hotel Machu Picchu, Javier Carlavilla, do Belmond Hotel Sacred Valley, e Damia Boudress, da Belmond

O centenário Copacabana Palace, a Belmond Hotel, é o cenário esta semana da 2024 Vip Latam Summit. O evento B2B, realizado a cada ano em um país, reúne representantes de 30 propriedades e trens Belmond e cerca de 70 agentes de viagens para uma semana de palestras, encontros entre fornecedores e compradores e, claro, networking.

Depois de assistirem ao nascer do dia no Pão de Açúcar, os participantes se reuniram no belo e restaurado Teatro do Copacabana Palace. Carolina Mogames, diretora de Vendas da Belmond na América do Sul para as Américas, abriu a plenária.

Em seguida, um painel mediado por Daniela Gontijo, country manager da Louis Vuitton, discutiu como hotéis lendários podem continuar relevantes nos próximos anos. A conversa reuniu três gerentes gerais: o anfitrião Ulisses Marreiros, do Copacabana Palace, a Belmond Hotel; Federico Echaiz, do Maroma, na Riviera Maya, e Thiago Sarmento, do Mount Nelson, na Cidade do Cabo.

“Quando o Copacabana Palace surgiu na praia, foi uma inovação”, destacou Marreiros. “Hoje o hotel não é simplesmente um negócio, é uma instituição na praia mais famosa do mundo. E o que faz diferença em uma instituição são as pessoas”.

Echaiz foi na mesma linha: “Desde o início, a autenticidade local foi a chave para o sucesso. Fizemos uma renovação completa de dois anos e meio, e 80% do que se vê nos quartos foi feito a mão no México. Honramos e respeitamos o passado e celebramos o futuro. Temos muitos hóspedes frequentes que sempre dizem que elevamos a experiência”.

Para Sarmento, o caminho para ser uma lenda é “seguir adiante”: “Precisamos manter o foco em diversidade e levar as questões sustentáveis a sério para atrair as novas gerações e continuar relevante. O que fazemos hoje tem impacto na comunidade e no amanhã. A vida fica muito mais interessante quando o nosso negócio impacta a comunidade. Na África do Sul, por exemplo, há designers de moda incríveis que não são conhecidos nem no país. Queremos que essas pessoas sejam reconhecidas e encantem nossos hóspedes estrangeiros”.

PANROTAS/Marluce Balbino
Carolina Mogames, da Belmond
Carolina Mogames, da Belmond

A manhã continuou com uma palestra do consultor Carlos Ferreirinha, que enfatizou a importância da excelência, do extraordinário e do valor agregado no mercado de luxo.

“Tradição não tem a ver com quantos anos se está no mercado, e sim com o comportamento ao longo dos anos. É preciso ter obsessão pelos detalhes e saber contar histórias. Os quatros 'Es' do mercado de luxo são emoção, exclusividade, engajamento e experiência”.

A primeira manhã do 2024 Vip Latam Summit terminou com um painel sobre as viagens nos lendários trens da Belmond, nos Andes peruanos, na Europa e na Ásia. O futuro das jornadas sobre trilhos foi debatido por Gaia Rosetti, diretora de Vendas das Belmond Trais & Cruises: Javier Carlavilla, gerente geral do Rio Sagrado e do Andean Explorer, no Vale Sagrado, e Michael Leitao, gerente geral do Sanctuary Lodge, em Machu Picchu, e do Hiran Bingham.

No álbum a seguir, veja fotos do evento.

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.