Curso de Turismo de luxo Radix celebra conclusão da primeira turma
Criado por Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez, projeto conta com 180 horas de aulas
O Radix, primeiro curso de Turismo do Brasil voltado ao segmento premium e criado em conjunto pelas quatro maiores operadoras de Turismo de luxo do Brasil – Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez – celebra a conclusão da primeira turma.
Projetado para estabelecer novos padrões de excelência no mercado, o Radix tem como objetivo aprimorar as habilidades, conhecimentos e capacidades de profissionais do setor. O programa combina práticas inovadoras, tendências emergentes e abordagens personalizadas para atender às demandas do mercado de Turismo de luxo. O curso também é uma resposta direta à necessidade do setor de oferecer experiências aos viajantes mais exigentes.
Os 27 participantes do curso tiveram, além de 180 horas de aulas, a oportunidade de assistir a palestras de Carlos Ferreirinha, Marina Klink, Paulo Salvador, Ney Netto, Martha Poggi, João Annibale e Simone Scorsato. O calendário 2024 será lançado durante o Festuris, em Gramado, nesta semana. As inscrições para o Programa Radix estarão abertas a partir de 21 de novembro, com vagas limitadas.
Depoimentos sobre o curso Radix
Veja a opinião de alunos, palestrantes, colaboradores e patrocinadores do curso:
“O Radix para nós tem como um de seus objetivos principais o avanço e o fomento da educação no mercado de viagens de luxo. É uma iniciativa de 'coopetição' e tem como pilar o propósito de fazer diferença nas pessoas, agências e mercado de Viagens de Luxo no Brasil”, Marina Gouvea – Primetour – Pilar do Programa Radix.
"Com a conclusão da Turma 1 do Programa Radix, celebramos o preparo de profissionais para um mercado de Turismo em expansão. Como brokers de mobilidade especializados, vemos esta iniciativa como pioneira e essencial, assegurando que os futuros profissionais estejam alinhados com inovações cruciais no setor. O Radix tem nosso total apoio e entusiasmo, esperando grandes realizações e talentos emergindo deste programa", Oskar Kedor – Mobility – Patrocinador.
“É perceptível o aumento de pessoas que querem sair dos clássicos roteiros de viagem. A procura agora é por viagens de experiências. Diante dessa demanda acelerada, o mercado se depara com a dificuldade de encontrar travel designers preparados para atender às expectativas. Tive a honra de apresentar uma aula para a primeira turma de alunos da Radix, quando pude compartilhar minha experiência ao visitar alguns dos lugares mais remotos do planeta. Procurei abordar minhas dificuldades para acessar alguns desses ‘destinos dos sonhos’ e relatei a falta de conforto em que o passageiro se expõe, mesmo sabendo que as dificuldades são parte da viagem - onde todo esforço vale a pena. Procurei esclarecer que 'luxo' não é necessariamente jantar em restaurantes caros, mas em lugares raros”, Marina B Klink - fotógrafa de natureza - Palestrante.
“A conclusão desta formação com o Radix - que me proporcionou oportunidades de desenvolvimento e de um aprendizado leve, dinâmico e envolvente - traz para a superfície percepções que pude lapidar durante este processo curado para nós profissionais em nossa segmentação de luxo, e que em seu contexto, revela o poder do Turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável e inclusão social. Saio com uma nova roupagem inspirada após encontros especiais com profissionais que operam no globo. Ponto alto, de muita importância e valor para mim, foi o cuidado diário de cada um que nos trouxe conhecimento e que evidenciam o poder transformador da comunicação e do tempo de cada um, tão precioso quanto ele é. 'Ao final do dia, são as pessoas que importam'. Recomendo aos novos e já experientes profissionais que apreciem esta oportunidade única para aprender sobre cultura, destinos, habilidades, liderança, comunicação e trabalho em equipe”, participante do curso, colaboradora Primetour.
“A atividade turística, já é por si só uma atividade complexa. Quando falamos a respeito do Turismo de luxo, essa complexidade ganha ainda mais minúcias que não podem ser compreendidas por um estudo superficial. A funcionalidade sistêmica dentre os fatores desse mercado são sempre adjetivados de fatores éticos e estéticos, que por muitas vezes são captados apenas pelo exercício da função de travel designer por um longo período. O Radix, por sua vez, extrai, por meio de uma conversa fluida e interativa, essas informações valiosas de pessoas com grande expertise de atuação. Em uma aula, é possível obter uma lista extensa de detalhes de planejamento, de enriquecimento empírico, de visão do mercado, de protocolos de segurança e bem-estar, entre outros, que passariam despercebidos aos olhares de um consultor. Inclusive, são esses fatores que o Radix aborda, que são os grandes responsáveis por diferenciar o trabalho de um consultor (que planeja a viagem nas suas bases, tais como: aéreo, hospedagem, atividade e alimentação) e o trabalho de um travel designer (que planeja a viagem olhando também para os detalhes mais simples e que causam grande impacto na experiência do cliente). Com certeza, me agregou muito no modo de olhar para o planejamento de viagens, especialmente, de luxo", participante do curso, colaborador Matueté.
“A conclusão da primeira turma do curso Radix para travel designers foi uma experiência transformadora. Aprendemos sobre destinos, tendências de viagens, planejamento e encantamento dos clientes. Os instrutores foram excepcionais e formamos uma rede de apoio com colegas de outras agências. Agora estamos prontos para aplicar nosso conhecimento e criar experiências únicas para os clientes. Agradecemos à equipe do curso por nos capacitar. Estamos empolgados com as oportunidades que nos aguardam nessa indústria dinâmica e inspiradora”, participante do curso, colaborador Teresa Perez.
“Me senti lisonjeada de ter sido convidada pela Latitudes para participar do pontapé inicial deste projeto conjunto com os grandes nomes do Turismo premium no Brasil. Em suma, e apesar de se encaixar no clichê, a conclusão do curso representa a abertura de portas, janelas, pontes e qualquer meio pelos quais podemos alcançar novas oportunidades e expandir nossos horizontes, sejam eles físicos ou mentais. Ao final, fica a sensação de uma nova liberdade”, participante do curso, colaboradora Latitudes.
“Assisti aos trabalhos em grupo da Turma 1 e posso afirmar que superaram qualquer expectativa; atenção a detalhes, super personalização de propostas, busca de atividades que proporcionem momentos positivamente surpreendentes e memoráveis. Os alunos, colaboradores de Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez, indicam que tais empresas estão corretíssimas em proporcionar momentos de informação, formação e transformação para seus talentos atuais e futuros”, Ricardo Ferreira, mentor do Programa Radix.
“Participar do Programa Radix reforça minha crença em um ambiente de Turismo ético, responsável, preocupado com pessoas que possam crescer em suas atividades profissionais, realizadas com a opção por um setor que, respaldado em muita tecnologia, valoriza cada vez mais as interações face a face que ocorrem entre travel designers, fornecedores, clientes e demais stakeholders. Vida longa e muito êxito aos concluintes da Turma 1”, Beth Wada, curadora de conteúdo do Programa Radix.
Pontos-chave do Programa Radix:
- Experiência Compartilhada: por meio da experiência combinada das quatro maiores operadoras do setor;
- Aprendizado Prático: aulas com representantes das quatro agências e dos patrocinadores, com casos reais e orientações para o cotidiano dos Travel Designers;
- Inovação e Tendências: conhecimento das últimas tendências, tecnologias e abordagens inovadoras no Turismo de luxo;
- Desenvolvimento de Rede: oportunidade para construir e expandir redes com colegas e líderes do setor.