Beatrice Teizen   |   12/03/2025 08:55

Artigo: diretor da Onfly Corporate conta porque abraçou a inovação em TMC nativa digital

Humberto Machado conta sua trajetória ao ir de uma agência tradicional para uma travel tech

PANROTAS / Filip Calixto
Humberto Machado
Humberto Machado

O diretor de Vendas da Onfly Corporate, divisão da Onfly, Humberto Machado, tem mais de 25 anos de experiência no setor de viagens corporativas. Depois de atuar como diretor executivo da Abracorp por dois anos, atuando no lado do associativismo, ele acabou mudando o caminho e entrando em uma travel tech.

Em um artigo exclusivo, Machado conta como foi essa virada de chave e o que vem aprendendo na rota. Confira a seguir.

"Após 25 anos atuando no mercado de viagens corporativas — sendo 22 deles em uma grande empresa do setor e quase 2 anos como diretor executivo da associação que reúne as principais Travel Management Companies (TMCs) do país —, muitos me perguntam o que me levou a mudar de rota e apostar em um modelo digital. A resposta é simples: acredito que o futuro das TMCs, responsáveis pela gestão de viagens empresariais, está na tecnologia. Em poucos anos, o formato tradicional deixará de ser a escolha das empresas, dando lugar a soluções mais inovadoras e eficientes.

Durante essa jornada, minhas maiores frustrações sempre estiveram relacionadas aos sistemas de viagens disponíveis para nossos clientes. Era desafiador ouvir as demandas, acompanhar de perto suas necessidades e, ainda assim, enfrentar a dificuldade de encontrar soluções eficazes. Reuniões semanais com os fornecedores de Onlines Booking Tools (OBTs) para cobrar melhorias raramente resultavam em avanços concretos, o que tornava essa limitação uma fonte constante de frustração profissional.

Quando a Onfly me apresentou seu projeto inovador, ficou claro que ali havia uma oportunidade real de unir tecnologia e atendimento para suprir as crescentes demandas dos clientes corporativos. As necessidades das empresas evoluíram, assim como a tecnologia, e permanecer estagnado não era uma opção.

Quando olhamos para a categoria mobilidade, os clientes não esperaram pelos táxis — escolheram o Uber. No entretenimento, não aguardaram mudanças na Blockbuster — optaram pela Netflix. Na hospedagem, não ficaram à espera de melhorias nos hotéis — adotaram o Airbnb. O que essas empresas têm em comum com a Onfly? Todas representam inovações disruptivas que transformaram serviços antes complexos e caros em soluções acessíveis e eficientes, tal qual a companhia de viagens corporativas busca fazer,

Em vez de cobrar melhorias de sistemas semanalmente sem sucesso, hoje tenho o privilégio de vê-las acontecer de forma contínua, sempre com foco no cliente. É muito empolgante estar em uma TMC do futuro, onde a prioridade é entregar a melhor experiência para os clientes corporativos por meio da inovação."

* Humberto Machado é o atual diretor de Vendas da Onfly Corporate

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados