Copastur promove primeiro hackathon no Turismo
Evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de maio, em parceria com a Fiap e apoio da AWS

De acordo com o head de TI na Copastur, João Fornari, com a realização dessa dinâmica competitiva será possível extrair novas ideias, soluções e, principalmente, quebrar paradigmas. “Esse tipo de evento serve para alimentar e trazer para o mercado de Turismo novos talentos e ideias disruptivas sobre problemas e desafios diários. Em um setor como este, trazer esse movimento com sangue novo pode ajudar bastante na construção de novos caminhos”, afirma Fornari.

Segundo o supervisor de infraestrutura e mentor do C-Hack, Caio Parolin, “as equipes trouxeram ideias Interessantes para o Turismo, abordando pontos de diversidade e inclusão. Foi uma experiência muito bacana durante o final de semana”.
Neste ano, o desafio abordou cinco etapas da jornada do viajante: processo de reserva, viagem, partida, retorno e permanência. A partir daí, os participantes definiram como aplicar a tecnologia a serviço dos viajantes, seja em apenas alguns dos itens ou para a jornada como um todo.
“Acreditamos que com olhares diferentes daquilo que estamos acostumados a enxergar, conseguiremos entregar grandes resultados de uma forma muito rápida para o mercado. Com as tecnologias e novas ideias que tivemos no C-Hack, conseguimos reduzir os atritos na jornada do viajante, tornando o processo menos estressante”, completa o diretor executivo da Copastur, Edmar Mendoza.
Ao final, os cinco jurados - João Carlos Fornari, Laura Gurgel, Edmar Mendoza Bull, Mariana Montoro Moranezzi e Hubber Clemente - elegeram as pessoas ganhadoras, que foram avaliadas a partir dos seguintes critérios: adequação ao tema, criatividade, solução, diversidade, inclusão, qualidade e viabilidade.

Veja as equipes vencedoras do 1º C-hack:
1º Dokis - Carlos Yassuo Doki, Lucas Doki, e Camila Doki
2º VamUS - Caroline Rigo Calesso, Emerson Junior Daniel Silva, Camila de Almeida Lima, Beatriz Cristina Costa, e Leandro Penna Davico
3º Hagatanga - Ariana Aparecida Militão França, Emiliana Pereira Mendonça, Michele Barreto Santos, Rafael Fernandes Tozato, e Tamiriam Bacurau Fernandes