Tarifa aérea nas alturas faz vendas de TMCs Abracorp crescer 15% sobre 2019
Previsão da entidade é terminar 2022 com 20% mais vendas que em 2019
As 24 agências de viagens corporativas (TMCs) associadas à Abracorp chegaram a R$ 972 milhões em vendas em junho passado, um aumento de 15% em relação a junho de 2019, no pré-pandemia. Um dos principais motivos é o aumento de tarifas aéreas: a tarifa média do segmento aéreo nacional foi R$ 1.128,86, segundo a Abracorp divulgou hoje, contra R$ 810,53 em 2019, um aumento de 39%. Em comparação a junho de 2021, o aumento das vendas do grupo de agências foi de 227%.
No acumulado do semestre, a queda é de 13,8%, puxada, segundo a entidade, pelo desempenho do segmento internacional, ainda abaixo da média de 2019 (-27%). A projeção da Abracorp para o ano é de expansão de 20% em relação ao pré-pandemia, finalmente recuperando, em vendas, os resultados do setor.
Na hotelaria, a Accor mantém-se como a principal operadora hoteleira, com mais de 591 mil room nights no primeiro semestre de 2022. No setor, enquanto o faturamento manteve-se estável, o número de diárias caiu 7,9%, com uma elevação da diária média de cerca de 8%.
Já o segmento de locação cresceu 78,6% no semestre: a Localiza lidera, com 53% de market share, seguida da Movida, com 27,3%.
Gervásio Tanabe, presidente executivo da entidade, aposta em uma receita em alta no segundo semestre, ainda influenciada notadamente pelas passagens aéreas, cuja demanda mantém tendência de elevação e têm um peso importante no setor como um todo. Outro destaque em junho foi o crescimento do modal rodoviário, com expansão de 168% comparado a 2019. Também a locação de veículos mostra forte recuperação, 116% acima em relação ao mesmo mês de 2019.
No acumulado do semestre, a queda é de 13,8%, puxada, segundo a entidade, pelo desempenho do segmento internacional, ainda abaixo da média de 2019 (-27%). A projeção da Abracorp para o ano é de expansão de 20% em relação ao pré-pandemia, finalmente recuperando, em vendas, os resultados do setor.
AZUL LIDERA DOMÉSTICO
Em um quadro de bastante equilíbrio entre as três empresas aéreas nacionais, a Azul lidera no segmento aéreo doméstico em junho, com 33,9%, seguida pela Gol, com 33,3%, e com a Latam em terceiro, com 32,5%.Na hotelaria, a Accor mantém-se como a principal operadora hoteleira, com mais de 591 mil room nights no primeiro semestre de 2022. No setor, enquanto o faturamento manteve-se estável, o número de diárias caiu 7,9%, com uma elevação da diária média de cerca de 8%.
Já o segmento de locação cresceu 78,6% no semestre: a Localiza lidera, com 53% de market share, seguida da Movida, com 27,3%.
PAGAMENTOS
A Abracorp também divulgou sobre o comportamento em relação aos meios de pagamento. Segundo os dados divulgados hoje pela Abracorp, o modelo de pagamento faturado cresceu 3,8%, representando 36,1% do total dos meios de pagamento nesse semestre. A Mastercard detém 18,2% de market share, seguida pela American Express, com 15,4%, entre os cartões de crédito.Gervásio Tanabe, presidente executivo da entidade, aposta em uma receita em alta no segundo semestre, ainda influenciada notadamente pelas passagens aéreas, cuja demanda mantém tendência de elevação e têm um peso importante no setor como um todo. Outro destaque em junho foi o crescimento do modal rodoviário, com expansão de 168% comparado a 2019. Também a locação de veículos mostra forte recuperação, 116% acima em relação ao mesmo mês de 2019.