B2B anuncia medidas para mitigar perdas no setor corporativo
Segundo dados da companhia, parceiros registraram queda acima de 80% nas reservas no mês de março
A B2B Reservas anuncia medidas para mitigar os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus junto a seus 4 mil hotéis, mais de 100 agências de viagens e operadoras parceiras, com impacto em mais de 10 mil empresas atendidas. Segundo dados da companhia, parceiros registraram queda acima de 80% nas reservas no mês de março e um aumento de mais de 320% na taxa de cancelamentos em relação ao mesmo período de 2019.
Como o setor de viagens corporativas é um dos mais afetados neste momento, a empresa anunciou, nesta quarta-feira (18), por período indeterminado, as seguintes medidas:
Antes de anunciar as ações, Fernando manteve conversas com as principais lideranças do segmento, como Abracorp, Abih-SP e Fohb, para reforçar o apoio a todas sugestões que ajudem o setor a preservar empregos. “A prioridade neste momento é 100% o humano: proteger não somente a saúde, mas também o emprego dos brasileiros.”
A empresa tomou também providências internas para preservar a integridade de seus funcionários sem comprometer a prestação dos serviços. De acordo com o CEO, a maior parte do time está em home office, conectado com clientes e fornecedores normalmente.
A B2B Reservas enviou ainda um comunicado a seus clientes e parceiros, com princípios de atuação e sugestões de ações. Confira:
“OS 5 PRINCÍPIOS DA B2B PARA PENSAR ALÉM DA CRISE:
1) Seguiremos firmes e ao lado das agências, operadoras, empresas e hotéis como a opção mais relevante com menor custo de distribuição do mercado. Hoje e sempre.
2) Não aceitar almoço de graça. As “ofertas grátis” oportunistas que exigem dos hotéis contratos de exclusividade e compromissos de longo prazo podem inviabilizar oportunidades futuras muito mais vantajosas.
3) Concentrar esforços no essencial sem causar impactos na operação dos negócios: incentive o uso do cartão de crédito virtual para pagamento das despesas com hospedagem – é mais seguro e elimina o risco financeiro. Reduzir tarifas, ser inflexível e trocar por fornecedores que oferecem soluções gratuitas podem ter um impacto muito maior no custo quando a crise passar;
4) Atualize-se diariamente sobre recomendações de autoridades de saúde, siga orientações de entidades setoriais e informe hóspedes e parceiros sobre as precauções sanitárias necessárias.
5) Estamos em uma zona de turbulência global que é passageira. O momento exige tranquilidade e serenidade na tomada de decisões. Vamos juntos pensar além da crise com responsabilidade. E nos tornarmos ainda mais fortes!
Cordialmente,
Equipe B2B Reservas”
Como o setor de viagens corporativas é um dos mais afetados neste momento, a empresa anunciou, nesta quarta-feira (18), por período indeterminado, as seguintes medidas:
- Isenção do limite mínimo de reservas mensais acordado com os hotéis clientes da plataforma B2B Booking;
- Faturamento apenas das reservas efetivamente utilizadas pelos hóspedes;
- Isenção do limite mínimo de reservas mensais acordado entre agências e operadoras clientes da plataforma B2B Booking;
- Isenção total de taxa de implantação e quantidade mínima de reservas para agências de viagens e operadoras que necessitarem se conectar ao sistema B2B Reservas;
- A fim de manter o compromisso de menor preço, suspensão de todos os reajustes previstos em 2020 nos contratos com clientes.
Antes de anunciar as ações, Fernando manteve conversas com as principais lideranças do segmento, como Abracorp, Abih-SP e Fohb, para reforçar o apoio a todas sugestões que ajudem o setor a preservar empregos. “A prioridade neste momento é 100% o humano: proteger não somente a saúde, mas também o emprego dos brasileiros.”
A empresa tomou também providências internas para preservar a integridade de seus funcionários sem comprometer a prestação dos serviços. De acordo com o CEO, a maior parte do time está em home office, conectado com clientes e fornecedores normalmente.
A B2B Reservas enviou ainda um comunicado a seus clientes e parceiros, com princípios de atuação e sugestões de ações. Confira:
“OS 5 PRINCÍPIOS DA B2B PARA PENSAR ALÉM DA CRISE:
1) Seguiremos firmes e ao lado das agências, operadoras, empresas e hotéis como a opção mais relevante com menor custo de distribuição do mercado. Hoje e sempre.
2) Não aceitar almoço de graça. As “ofertas grátis” oportunistas que exigem dos hotéis contratos de exclusividade e compromissos de longo prazo podem inviabilizar oportunidades futuras muito mais vantajosas.
3) Concentrar esforços no essencial sem causar impactos na operação dos negócios: incentive o uso do cartão de crédito virtual para pagamento das despesas com hospedagem – é mais seguro e elimina o risco financeiro. Reduzir tarifas, ser inflexível e trocar por fornecedores que oferecem soluções gratuitas podem ter um impacto muito maior no custo quando a crise passar;
4) Atualize-se diariamente sobre recomendações de autoridades de saúde, siga orientações de entidades setoriais e informe hóspedes e parceiros sobre as precauções sanitárias necessárias.
5) Estamos em uma zona de turbulência global que é passageira. O momento exige tranquilidade e serenidade na tomada de decisões. Vamos juntos pensar além da crise com responsabilidade. E nos tornarmos ainda mais fortes!
Cordialmente,
Equipe B2B Reservas”