Rafael Faustino   |   26/04/2017 09:01

Conheça 10 ferramentas digitais sob medida para pequenos negócios

De gerenciamento de projetos à criação de videoconferências, aplicativos agilizam o dia a dia do pequeno empresário

COm o Fresh Books (veja a descrição abaixo), fica mais fácil cuidar da contabilidade dos pequenos negócios
COm o Fresh Books (veja a descrição abaixo), fica mais fácil cuidar da contabilidade dos pequenos negócios

Pequenas e médias empresas têm, como vantagem, a agilidade e uma menor burocracia para implementar mudanças e inovações. Mas, por outro lado, muitas vezes a estrutura enxuta resulta em falta mão de obra e capacidade de organizar o próprio plano de trabalho. Para não ser afetado por esse problema, a tecnologia se torna uma aliada fundamental de empreendedores e funcionários.

Desde sistemas CRM a gerenciadores de projetos e calendários, há ferramentas digitais disponíveis para agilizar cada parte do dia a dia empresarial. Cofundador e mentor do Young Entrepreneur, Matthew Toren listou as principais delas, e detalhamos suas funcionalidades abaixo. Aproveite, pois algumas são gratuitas:

CRM PARA PEQUENOS
Uma ferramenta que une no mesmo ambiente digital funções de automação em marketing e vendas. Assim é o Hatchbuck, criado especificamente para pequenos negócios. Ele permite gerenciar contatos, automatizar o follow up de leads e rastrear o alcance de suas ações em cada etapa. Com soluções sob medida, o programa cumpre bem o papel de CRM para quem não tem porte para investimento em soluções megalomaníacas, explica Toren.

Para quem precisa gerenciar leads e resultados de campanhas de marketing, o Hatchbuck pode ser uma boa indicação
Para quem precisa gerenciar leads e resultados de campanhas de marketing, o Hatchbuck pode ser uma boa indicação

CONSULTORIA EM CONTRATAÇÃO
Mentes brilhantes surgem a cada dia no mercado. E encontra-las fica mais fácil com o The Wheter, uma ferramenta de consultoria, recrutamento e seleção de talentos feita para encontrar os millennials disponíveis na praça. “O app dá às companhias e conselheiros de universidades um encaminhamento ao processo de busca por emprego, enquanto ajuda no engajamento entre as partes. Isso ajuda os estudantes e recém-formados a encontrar carreiras alinhadas com seus potenciais e valores”, explica o especialista.

GERENCIADOR DE FINANÇAS
Startups por vezes encaram um crescimento inesperado, e manter controle desse processo é importantíssimo. O Fresh Books pode ser de grande ajuda nesse sentido. A tecnologia baseada em nuvem é uma plataforma de contabilidade desenhada para pequenos negócios. Intuitiva, a ferramenta dispensa grandes conhecimentos contábeis, facilitando que poucas pessoas possam conduzir o processo de rastreamento dos números.

AJUDA COM A PAPELADA
Outro problema que vem com crescimentos meteóricos é a dificuldade com papeladas. Documentos de registro, contratos de serviços... o Panda Doc auxilia este processo gerenciando documentos e conduzindo a empresa pelo processo mais eficiente possível. Modelos pré-definidos de propostas comerciais, cotações e contratos estão disponíveis, e o app pode ser integrado a diversas ferramentas de CRM.

COMUNICAÇÃO INTERNA

O Slack é uma ferramenta já bem difundida em pequenas e grandes empresas. Adaptável, ela funciona como um gerenciador de projetos e comunicação entre as várias partes responsáveis. “A empresa surgiu como uma produtora de jogos, o que ajudou a conferir, na experiência empresarial, um design criativo e uma experiência de usuário bastante singular”, garante Matthew Toren.

O Slack permite um panorama completo dos projetos em andamento, além de rápida comunicação entre os participantes
O Slack permite um panorama completo dos projetos em andamento, além de rápida comunicação entre os participantes

TRABALHO EM DIA
Acompanhar o trabalho de sua equipe pode ser uma tarefa bastante trabalhosa para quem, em uma empresa pequena, já desempenha múltiplas funções. Por isso, o 15 Five é de grande ajuda ao criar um fluxo de relatórios para supervisão das equipes de trabalho. Assim, fica mais simples medir a produtividade do time, identificar profissionais que podem melhorar e até reduzir o turnover.

UNINDO AS PLATAFORMAS

Acompanhando essa lista, você já deve ter pensado em como, num pequeno negócio, é possível administrar tantas ferramentas digitais. Pois é. Os desenvolvedores sabem dessas dificuldades e criaram o Zapier justamente para interligar várias dessas soluções. Ele acessa as interfaces de programação (API) dos aplicativos e cria ferramentas personalizadas chamadas de “zaps”. Conforme mais plataformas abrem suas APIs, mais zaps são criados e mais fácil fica a vida do empreendedor.

Alguns dos aplicativos que podme ser integrados por meio do Zapier
Alguns dos aplicativos que podme ser integrados por meio do Zapier

IDENTIFICANDO TALENTOS
Para não depender aenas da tecnologia alheia, é importante ter profissionais capacitados dentro de casa. E o Woo é uma ferramenta de crescente sucesso na hora de encontrar deenvolvedores digitais. O Woo usa uma inteligência artificial para ligar candidatos a empregadores de acordo com as qualidades dos primeiros e as necessidades dos segundos. Companhias como Microsoft, Yahoo, Uber e Lyft estão entre os clientes do serviço.

VENDAS DIGITAIS
Para aqueles que trabalham sozinhos ou em um grupo bem pequeno, todo o suporte necessário pode se resumir a uma loja virtual eficiente e ferramentas de marketing certeiras. Essa é a ideia do Kajabi, um all in one com templates prontos para comercializar produtos, cursos, programas de fidelidade e mais. Sem contar recursos como e-mail marketing e relatórios de desempenho dos negócios.

WEBINARS E VÍDEOS
Para comunicação fácil e visual à distância, o Click Meeting oferece soluções práticas na criação de vídeos, conferências e webinars. Ele se integra a sistemas CRM e de e-mail marketing e permite a criação de sessões com conteúdo variado e para vários tipos de demandas, permitindo economizar com estruturas de eventos e ainda com a contratação de serviços tecnológicos de maior porte.

Ao mesmo tempo em que permite uma rápida criação de videoconferências, o Click Meeting dá a possibilidade de personalizar os conteúdos acrescentando apresentações, rápidos desenhos e mais
Ao mesmo tempo em que permite uma rápida criação de videoconferências, o Click Meeting dá a possibilidade de personalizar os conteúdos acrescentando apresentações, rápidos desenhos e mais


*Fonte: Entepreneur

conteúdo original: http://bit.ly/2ovexY5

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados