Conheça 10 ferramentas digitais sob medida para pequenos negócios
De gerenciamento de projetos à criação de videoconferências, aplicativos agilizam o dia a dia do pequeno empresário
![COm o Fresh Books (veja a descrição abaixo), fica mais fácil cuidar da contabilidade dos pequenos negócios](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/208545/3464ae3a470c33b45390d7500e6f7b11freshbooks/469,55,491,293/670,400,0.97/0/default.jpg)
Pequenas e médias empresas têm, como vantagem, a agilidade e uma menor burocracia para implementar mudanças e inovações. Mas, por outro lado, muitas vezes a estrutura enxuta resulta em falta mão de obra e capacidade de organizar o próprio plano de trabalho. Para não ser afetado por esse problema, a tecnologia se torna uma aliada fundamental de empreendedores e funcionários.
Desde sistemas CRM a gerenciadores de projetos e calendários, há ferramentas digitais disponíveis para agilizar cada parte do dia a dia empresarial. Cofundador e mentor do Young Entrepreneur, Matthew Toren listou as principais delas, e detalhamos suas funcionalidades abaixo. Aproveite, pois algumas são gratuitas:
CRM PARA PEQUENOS
Uma ferramenta que une no mesmo ambiente digital funções de automação em marketing e vendas. Assim é o Hatchbuck, criado especificamente para pequenos negócios. Ele permite gerenciar contatos, automatizar o follow up de leads e rastrear o alcance de suas ações em cada etapa. Com soluções sob medida, o programa cumpre bem o papel de CRM para quem não tem porte para investimento em soluções megalomaníacas, explica Toren.
![Para quem precisa gerenciar leads e resultados de campanhas de marketing, o Hatchbuck pode ser uma boa indicação](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/208546/3464ae3a470c33b45390d7500e6f7b11hatch/0,0,1136,678/670,400,0.59/0/default.jpg)
CONSULTORIA EM CONTRATAÇÃO
Mentes brilhantes surgem a cada dia no mercado. E encontra-las fica mais fácil com o The Wheter, uma ferramenta de consultoria, recrutamento e seleção de talentos feita para encontrar os millennials disponíveis na praça. “O app dá às companhias e conselheiros de universidades um encaminhamento ao processo de busca por emprego, enquanto ajuda no engajamento entre as partes. Isso ajuda os estudantes e recém-formados a encontrar carreiras alinhadas com seus potenciais e valores”, explica o especialista.
GERENCIADOR DE FINANÇAS
Startups por vezes encaram um crescimento inesperado, e manter controle desse processo é importantíssimo. O Fresh Books pode ser de grande ajuda nesse sentido. A tecnologia baseada em nuvem é uma plataforma de contabilidade desenhada para pequenos negócios. Intuitiva, a ferramenta dispensa grandes conhecimentos contábeis, facilitando que poucas pessoas possam conduzir o processo de rastreamento dos números.
AJUDA COM A PAPELADA
Outro problema que vem com crescimentos meteóricos é a dificuldade com papeladas. Documentos de registro, contratos de serviços... o Panda Doc auxilia este processo gerenciando documentos e conduzindo a empresa pelo processo mais eficiente possível. Modelos pré-definidos de propostas comerciais, cotações e contratos estão disponíveis, e o app pode ser integrado a diversas ferramentas de CRM.
COMUNICAÇÃO INTERNA
O Slack é uma ferramenta já bem difundida em pequenas e grandes empresas. Adaptável, ela funciona como um gerenciador de projetos e comunicação entre as várias partes responsáveis. “A empresa surgiu como uma produtora de jogos, o que ajudou a conferir, na experiência empresarial, um design criativo e uma experiência de usuário bastante singular”, garante Matthew Toren.
![O Slack permite um panorama completo dos projetos em andamento, além de rápida comunicação entre os participantes](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/208547/3464ae3a470c33b45390d7500e6f7b11slackyt/0,0,1162,694/670,400,0.52/0/default.jpg)
TRABALHO EM DIA
Acompanhar o trabalho de sua equipe pode ser uma tarefa bastante trabalhosa para quem, em uma empresa pequena, já desempenha múltiplas funções. Por isso, o 15 Five é de grande ajuda ao criar um fluxo de relatórios para supervisão das equipes de trabalho. Assim, fica mais simples medir a produtividade do time, identificar profissionais que podem melhorar e até reduzir o turnover.
UNINDO AS PLATAFORMAS
Acompanhando essa lista, você já deve ter pensado em como, num pequeno negócio, é possível administrar tantas ferramentas digitais. Pois é. Os desenvolvedores sabem dessas dificuldades e criaram o Zapier justamente para interligar várias dessas soluções. Ele acessa as interfaces de programação (API) dos aplicativos e cria ferramentas personalizadas chamadas de “zaps”. Conforme mais plataformas abrem suas APIs, mais zaps são criados e mais fácil fica a vida do empreendedor.
![Alguns dos aplicativos que podme ser integrados por meio do Zapier](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/208543/3464ae3a470c33b45390d7500e6f7b11zapier/0,0,843,313/full,0.91/0/default.jpg)
IDENTIFICANDO TALENTOS
Para não depender aenas da tecnologia alheia, é importante ter profissionais capacitados dentro de casa. E o Woo é uma ferramenta de crescente sucesso na hora de encontrar deenvolvedores digitais. O Woo usa uma inteligência artificial para ligar candidatos a empregadores de acordo com as qualidades dos primeiros e as necessidades dos segundos. Companhias como Microsoft, Yahoo, Uber e Lyft estão entre os clientes do serviço.
VENDAS DIGITAIS
Para aqueles que trabalham sozinhos ou em um grupo bem pequeno, todo o suporte necessário pode se resumir a uma loja virtual eficiente e ferramentas de marketing certeiras. Essa é a ideia do Kajabi, um all in one com templates prontos para comercializar produtos, cursos, programas de fidelidade e mais. Sem contar recursos como e-mail marketing e relatórios de desempenho dos negócios.
WEBINARS E VÍDEOS
Para comunicação fácil e visual à distância, o Click Meeting oferece soluções práticas na criação de vídeos, conferências e webinars. Ele se integra a sistemas CRM e de e-mail marketing e permite a criação de sessões com conteúdo variado e para vários tipos de demandas, permitindo economizar com estruturas de eventos e ainda com a contratação de serviços tecnológicos de maior porte.
![Ao mesmo tempo em que permite uma rápida criação de videoconferências, o Click Meeting dá a possibilidade de personalizar os conteúdos acrescentando apresentações, rápidos desenhos e mais](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/208544/3464ae3a470c33b45390d7500e6f7b11clickmeetingyt/0,0,966,577/670,400,0.69/0/default.jpg)
*Fonte: Entepreneur