Viagem a trabalho nas redes sociais. O quanto se compartilha?
De acordo com uma pesquisa da Sabre sobre viajantes corporativos na América do Norte, Alemanha, Itália, Espanha e países nórdicos, os turistas a negócios não usam as redes sociais na mesma proporção que o público geral.
Em poucos anos, as redes sociais passaram de um mero entretenimento de estudantes de tecnologia e colegiais para uma das culturas mais disseminadas na comunicação da sociedade moderna. Hoje, a assiduidade das pessoas é tanta nas redes sociais que, para muitos, a premissa "se não estiver no Facebook, não aconteceu" não é nada estapafúrdia.
Assim, pouco impressiona o fato de pessoas postarem suas viagens a trabalho, compartilhando momentos e, sobretudo, experiências. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Sabre sobre viajantes corporativos na América do Norte, Alemanha, Itália, Espanha e países nórdicos, os turistas a negócios não usam as redes sociais na mesma proporção que o público geral.
Em cada país pesquisado, cerca de um terço dos viajantes compartilha suas experiências "sempre" ou "quase sempre", enquanto cerca de um quinto posta "às vezes".
Os viajantes que ao menos compartilham de vez em quando foram perguntados sobre qual o tipo de experiências preferem postar. Para a maioria, ocasiões que não têm a ver com o trabalho - como avaliações da qualidade do voo ou do hotel e fotos de lugares - ~são os momentos escolhidos.
O número, contudo, não leva em conta a questão da idade. Em todos os países da pesquisa, os millennials tendem a postar mais nas redes sociais. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 60% dos jovens compartilham suas experiências vividas durante viagens a trabalho, enquanto aproximadamente 30% dos geração X e 15% dos baby boomers postam assuntos relacionados a suas viagens a trabalho.
A partir desses números, a pesquisa conclui que, apesar das redes sociais não terem relevância às viagens corporativas nos dias de hoje, de modo geral, conforme os baby boomers se aposentam e deixam a população economicamente ativa, dando mais lugar aos millennials, as redes tendem a se tornarem cada vez mais importantes em relação às experiências durante viagem a trabalho.