Travel managers estão com mais responsabilidades; estudo revela o que mudou
Levantamento da BCD Travel revela mudanças no papel dos gestores de viagens frente aos novos desafios
O papel dos travel managers mudou e, nos últimos anos, o escopo das responsabilidades desses profissionais foi ampliado. É o que mostra um recente estudo da BCD Travel que explora o perfil e as mudanças que estão impactando atualmente o papel dos compradores de viagens.
Segundo o levantamento:
- 79% dos travel managers afirmam que seu escopo tornou-se mais amplo;
- 19%, por sua vez, dizem que ele permaneceu o mesmo;
- Enquanto para 2% o escopo tornou-se mais restrito.
O que mudou no escopo dos travel managers?
A pesquisa da BCD Travel mostra que o foco dos travel managers na gestão de custos aumentou mais do que em qualquer outra área.
Veja o que mudou para os profissionais:
- 64% dos travel managers relatam maior foco no controle de custos;
- 57% dizem ter maior necessidade de análise de dados;
- 55% destacam maior foco nas mudanças da indústria, por exemplo, NDC e consolidação do mercado;
- 53% aumentaram o uso de tecnologia;
- 49% estão dando maior ênfase à sustentabilidade;
- Outros 49% revelam maior coordenação interfuncional do programa de viagens;
- 37% destacam maior foco na satisfação dos viajantes;
- 35% direcionam maior foco ao duty of care;
- 4% relatam outras mudanças
Principais responsabilidades dos travel managers hoje
À medida que enfrentam novos desafios, o papel dos travel managers se expandiu para incluir o sourcing de viagens (68%) e a gestão de pagamentos e despesas (51%), com alguns assumindo tarefas de compras ou gestão - além do escopo de viagens.
Confira mais detalhes no gráfico abaixo:
A quais tarefas os compradores de viagens se dedicam mais?
Os gestores de viagens dedicam a maior parte do seu tempo à gestão de relacionamentos com a agência de viagens corporativas (TMC), ao desenvolvimento de estratégias para o programa de viagens e à comunicação com os viajantes. Confira abaixo as principais tarefas desses profissionais:
- Gestão do relacionamento com a TMC (53%);
- Desenvolvimento / execução da estratégia (47%);
- Comunicação com os viajantes (47%);
- Relatórios e análise de dados (44%);
- Gestão de fornecedores (44%);
- Atualizações e conformidade com a política (41%);
- Implementação de tecnologia para viagens (30%);
- Comunicação com outros departamentos (27%);
- Gestão de interrupções de viagens (26%);
- Gestão de orçamentos e despesas (20%);
- Reserva e organização de viagens (17%);
- Outro (4%).
Quais são os principais desafios dos travel managers hoje?
- Satisfazer os stakeholders da empresa (54%);
- Acompanhar as mudanças da indústria (50%);
- Atender às necessidades dos viajantes (44%);
- Limitações orçamentárias (37%);
- Equipe de viagem com falta de pessoal (34%);
- Falta de apoio da alta gestão (23%);
- Lacunas na expertise no time de viagem (19%);
- Nenhum (5%);
- Outro (5%)
Principais ações relacionadas ao programa de viagens
Para medir o sucesso do programa e comprovar seu valor para a alta direção e outras partes interessadas, os gestores de viagens priorizam a quantificação de economias, o alinhamento da estratégia de viagens com os objetivos corporativos e o compartilhamento de KPIs.
Com que frequência os travel managers interagem com os stakeholders?
- Os travel managers colaboram mais com as equipes de finanças e compras, com 58% se comunicando com compras e 43% se conectando com finanças diariamente ou semanalmente;
- A colaboração entre departamentos está em ascensão, com 71% das equipes de viagens envolvidas em projetos interdepartamentais, refletindo um papel expandido e estratégico nas iniciativas corporativas;
- Nos últimos anos, o engajamento com as equipes de finanças, sustentabilidade e segurança aumentou significativamente, alinhando a gestão de viagens com controle de custos, responsabilidade ambiental e dever de cuidado.
Equipes de viagens se reportam a quais departamentos?
- Mais de dois terços das equipes de viagens se reportam a compras (39%), finanças (19%) ou RH (11%), destacando o alinhamento estreito entre a gestão de viagens e as funções de orçamento corporativo;
- Um terço possui entre quatro a seis pessoas em suas equipes de viagens globalmente, enquanto um quarto opera com mais de dez membros. Quase metade (46%) utiliza os serviços de consultores externos para ajudar a gerenciar seus programas de viagens, destacando a necessidade de especialistas.
Os travel managers estão satisfeitos com as oportunidades de carreira?
Embora seis em cada dez travel managers sintam que têm as ferramentas necessárias para fazer seu trabalho, muitos enfrentam restrições orçamentárias, com 46% não tendo orçamento para tecnologia e serviços de viagens.
Apesar desses desafios, os travel managers estão mais satisfeitos com seu nível de autoridade, apoio das partes interessadas e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, embora o desenvolvimento de carreira permaneça uma área a ser aprimorada.
O que os travel managers mudariam em seu papel se pudessem?
- Perfil consistente do gestor de viagens em termos de expertise e treinamento;
- Eficiência aprimorada dos processos;
- Mais/melhores ferramentas e tecnologia;
- Menor volume de trabalho;
- Mudança em direção à sustentabilidade;
- Apoio dos stakeholders internos, mais autoridade e independência;
- Melhoria do bem-estar dos travel managers;
- Mudar a linha/nível de reporte;
- Equipe maior;
- Controlar ou ampliar o orçamento.
“Esta pesquisa reflete o quão essenciais os gestores de viagens estão se tornando para o sucesso organizacional. Eles estão gerenciando relacionamentos complexos com os stakeholders, impulsionando a sustentabilidade e tomando decisões baseadas em dados que se alinham aos objetivos corporativos mais amplos. Na BCD, estamos comprometidos em fornecer aos gestores de viagens as ferramentas, tecnologia, pesquisa e suporte necessários para enfrentar esses novos desafios de frente"
Jorge Cruz, VP executivo de Vendas Globais e Marketing da BCD