Karina Cedeño   |   04/09/2024 17:15
Atualizada em 04/09/2024 17:32

Argo revela preferências no uso da tecnologia de viagens e expenses

Levantamento da Academia de Viagens foi divulgado durante o evento Argo Insights, realizado hoje (4) em SP


PANROTAS / Emerson Souza
Aline Bueno, CEO da Argo, e Viviânne Martins, CEO da Academia de Viagens, apresentam pesquisa inédita no mercado
Aline Bueno, CEO da Argo, e Viviânne Martins, CEO da Academia de Viagens, apresentam pesquisa inédita no mercado

A Argo Solutions realiza hoje (4), na capital paulista, o evento Argo Insights, que além de celebrar os 18 anos da empresa, também divulga uma pesquisa inédita realizada pela Academia de Viagens Corporativas junto à Ideafix.

Feito com 230 respondentes (clientes e não clientes da Argo) de todo o Brasil, o levantamento revela as plataformas, modelos de gestão, preferências e tendências no trabalho dos gestores de viagens corporativas no Brasil, além da percepção dos produtos da Argo por esses profissionais.

Confira abaixo os destaques do levantamento:

Quantos gestores utilizam plataformas de gestão de viagens e despesas?

  • 84,8% dos gestores entrevistados dizem utilizar alguma plataforma de gestão de viagens e despesas;
  • 14,8%, por sua vez, não utilizam essas plataformas;
  • Por fim, 0,4% afirma que não utiliza essas plataformas, mas já utilizou no passado.

De quem é a responsabilidade pela gestão de viagens e despesas?

O levantamento revela que a atribuição de responsabilidades depende do porte da empresa.

  • Em metade das empresas consultadas, a gestão de viagens e despesas é responsabilidades de pessoas distintas e que atuam em diferentes áreas;
  • Para 32,6% das empresas, a mesma pessoa cuida de gestão de viagens e despesas;
  • E para 17% das empresas, pessoas diferentes, mas da mesma área, cuidam da gestão de viagens e despesas

Qual área é responsável pela contratação da plataforma de gestão de viagens?

  • No caso de pessoas diferentes serem responsáveis por gestão de viagens e despesas, a área mais citada como a que decide a contratação de plataforma de gestão de viagens é Compras (32,2%). No caso de gestão de despesas, é o Financeiro (43,5%).

O que é mais importante em uma plataforma de gestão de viagens?

  • O controle e a gestão são os fatores mais importantes em uma plataforma para 64,2% dos respondentes;
  • Em seguida, vem a facilidade de utilização da plataforma, com 43,7%;
  • Em terceiro lugar, foi citada a segurança dos dados, por 40,2% dos respondentes.
  • Agilidade nos processos (34,5%) e possibilidade de integração (29,7%) fecham o Top 5.

Profissionais se interessam por uma plataforma integrada

  • Entre os que fazem uso de plataformas diferentes para gestão de viagens e despesas, 60% se interessam por uma plataforma integrada;
  • 24,6% dizem achar muito interessante a contratação de uma plataforma integrada;
  • 37%, por sua vez, demonstram algum interesse;
  • 23,9% não demonstram interesse;
  • E 14,5% não sabem opinar.

Opinião de quem usa a plataforma Argo

Os gestores que utilizam a plataforma Argo revelam que segurança e fluxo são os aspectos mais bem avaliados

  • A segurança ficou em primeiro lugar, com nota 8,3;
  • O fluxo vem a seguir, com nota 8,2;
  • A usabilidade fica em terceiro lugar, com nota 7,6;
  • O quarto item mais bem avaliado é o conteúdo, que recebeu nota 7,2;
  • Por fim, estão as funcionalidades, que foram avaliadas com nota 7,1.

Destaque no Fluxo de Aprovação

  • Para 45% dos usuários da plataforma Argo que responderam à pesquisa, o fluxo de aprovação se destaca;
  • A agilidade nos processos vem em segundo lugar, citada por 35% dos respondentes;
  • Em terceiro, vem a facilidade de acesso para o viajante.

Argo é a a marca mais lembrada por gestores quando se fala em OBT e expenses

Um dos destaques do estudo é o fato de que a Argo é a marca top of mind para os gestores de viagens quando o assunto são ferramentas de OBT e Expenses. Para 30% dos respondentes, a Argo e´a primeira marca que vem à cabeça nesse contexto, enquanto parcelas menores dos respondentes se lembram de marcas concorrentes.

Perfil dos respondentes da pesquisa

Foram entrevistadas para a pesquisa pessoas que ocupam cargos de liderança (gerente, diretor/superintendente, presidente/vice-presidente) que são decisoras, além de pessoas que influenciam a compra, como coordenadores, analistas e secretários, uma vez que são usuárias ou intermedeiam o relacionamento comercial.

  • Vale destacar que a maior parte dos respondentes tem entre 35 e 44 anos;
  • Quase 70% dos que têm até 34 anos ocupam cargos de analista/especialista.


Dados da pesquisa confirmam percepções que a Argo tinha do setor

Segundo a CEO da Argo, Aline Bueno, os dados da pesquisa confirmaram muitas percepções que a empresa tinha do setor, como a de que há uma diversificação de pessoas e áreas na hora de decidir sobre viagens e gestão de pagamentos. Mas alguns dados surpreenderam. Ela achou, por exemplo, que o apetite por uma ferramenta única para o gerenciamento de viagens e despesas fosse maior.

“É um desafio, pois passa pela estratégia de digitalização das empresas, então os gestores ou compradores de viagens precisam identificar dentro de suas corporações quem está liderando esse processo, para aí partir para a apresentação e convencimento do porque uma ferramenta integrada seria a melhor solução”

Aline Bueno, CEO da Argo

Para ela, a falta de uma busca maior por uma solução integrada vem muito do desconhecimento. Fica também um dever de casa para as TMCs, que acabam, segundo Aline, se mostrando inseguras na hora de oferecer ferramentas que não sejam parte de seu core business.

“Os clientes querem saber mais, querem usar a ferramenta integrada e novas ferramentas em geral. Acho que as TMCs e travel techs têm um papel importante nisso”

Aline Bueno, CEO da Argo

Investimento em soluções mobile e crescimento da ciência (pelos clientes) das travel techs foram outros dados confirmados pela pesquisa. “No primeiro caso, estamos bem alinhados com o que os clientes querem. Acabamos de lançar um app completo. No segundo, há muita confusão na cabeça de alguns clientes. Eles sabem que as travel techs existem, mas não sabem o que oferecem ou o que podem pedir a elas e as TMCs”, diz a CEO da Argo.

Também surpreendeu na pesquisa, de acordo com ela, que a maioria dos respondentes tem alcance de decisão nacional e não regional (Latam).

A Argo está presente em 16 países da América Latina e 80% dos seus negócios são gerados no Brasil. A empresa atingiu a marca de mais de 4,5 mil corporações na região e mais de um milhão de usuários.

Academia de Viagens destaca importância de trazer dados para o mercado

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Bueno, CEO da Argo, e Viviânne Martins, CEO da Academia de Viagens
Aline Bueno, CEO da Argo, e Viviânne Martins, CEO da Academia de Viagens

A CEO da Academia de Viagens Corporativas, Viviânne Martins. destaca a importância do estudo. "O nosso mercado é carente de números e dados, que nos dão a certeza do que estamos falando. E estamos muito felizes, porque a Academia de Viagens fez a curadoria de uma pesquisa parecida com essa para a Argo em 2014. Então, dez anos depois, a gente é convidada a refazer essa pesquisa. Em outro cenário, com outros questionamentos, mas é muito bacana a gente fazer uma pesquisa dez anos depois, porque tem alguns números muito mais internos da Argo que é possível comparar. E é muito interessante, porque até os dados dos respondentes nos dizem alguma coisa, como qual é a idade média do mercado, qual é a maturidade dele", destaca Viviânne.

"A Academia vai muito além desses produtos de prateleira que temos e também realizamos esse tipo de pesquisa para as empresas, que permite a retroalimentação do mercado", complementa Juliana Andrade, sócia-diretora da Academia de Viagens Corporativas.

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