Setor de viagens corporativas se aproxima de faturamento recorde no Brasil
Em março, o setor se iguala aos índices de 2014, quando registrou sua marca mais alta de faturamento
As despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de março de 2024 atingiram R$ 11,3 bilhões, valor 4,1% superior em relação ao mesmo mês de 2023. O valor apresentado neste mês se equipara ao recorde histórico de faturamento dos meses de março, que foi registrado há dez anos, em 2014.
No primeiro trimestre deste ano, o faturamento foi de R$ 29 bilhões, cifra bem próxima à máxima histórica para o período, que foi de R$ 29,2 bilhões em 2014.
É o que dizem os dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev).
Faturamento nos meses de Março do setor de viagens corporativas
Março do Ano | Faturamento (em R$ bilhões) |
---|---|
2011 | 9,8 |
2012 | 10,7 |
2013 | 11 |
2014 | 11,3 |
2015 | 11 |
2016 | 10,2 |
2017 | 10,1 |
2018 | 10,0 |
2019 | 10,0 |
2020 | 5,3 |
2021 | 2,7 |
2022 | 9,3 |
2023 | 10,8 |
2024 | 11,3 |
Fonte: Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP, em parceria com Alagev
No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o setor de viagens corporativas obteve faturamento de R$ 29 bilhões. O valor é 4,7% superior ao mesmo período do ano anterior, que foi de R$ 27,7 bilhões (veja na tabela abaixo).
Entretanto, o faturamento do primeiro trimestre deste ano ainda não superou o recorde histórico deste intervalo de meses, que também foi registrado em 2014, mas a Alagev e a FecomercioSP acreditam que este pico de faturamento seja superado nos próximos anos, visto que o setor vem apresentando resultados positivos progressivamente.
O saldo positivo apresentado no faturamento de viagens corporativas mostra que a classe empresarial têm se mostrado cada vez mais forte ao contornar os obstáculos atuais do mercado, como a limitação da oferta de espaços para eventos de empresas e o encarecimento para a locação destes locais.
Outro desafio mercadológico enfrentado por empresários foi o encarecimento progressivo das passagens aéreas. Consequentemente, este fator contribuiu de forma veemente para o crescimento econômico do setor de viagens corporativas, o qual foi estimulado pelo compartilhamento e esforço de venda conjunta entre as companhias aéreas.
“É correto afirmar que o setor de viagens corporativas está em uma ascensão progressiva. Este crescimento está relacionado com o encarecimento das despesas para este tipo de viagem, como passagens aéreas, aluguel de carros e hospedagens. Paralelamente, as empresas vêm solicitando cada vez mais esses serviços. Dessa forma, o nosso mercado continua aquecido”, observa a diretora executiva da Alagev, Luana Nogueira.
Faturamento no primeiro trimestre do setor de viagens corporativas
Trimestre do Ano | Faturamento (em R$ bilhões) |
---|---|
2011 | 24,8 |
2012 | 26,8 |
2013 | 27,7 |
2014 | 29,2 |
2015 | 28,2 |
2016 | 26,4 |
2017 | 25,6 |
2018 | 25,2 |
2019 | 25,8 |
2020 | 21,4 |
2021 | 8,5 |
2022 | 21,4 |
2023 | 27,7 |
2024 | 29,0 |
Fonte: Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP, em parceria com Alagev