Beatrice Teizen   |   12/05/2022 10:36

Setor de viagens corporativas cresce 144% em fevereiro de 2022

De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), mercado faturou R$ 5,4 bilhões no mês

De acordo com dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Alagev, referente ao mês de fevereiro, o faturamento dos setores ligados às viagens corporativas foi de R$ 5,4 bilhões, o que remete a 143,7% de crescimento em relação ao mesmo período de 2021, quando o valor foi de R$ 2,2 bilhões.

Unsplash/Rob Wilson
De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), mercado faturou R$ 5,4 bilhões no mês
De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), mercado faturou R$ 5,4 bilhões no mês
O LVC aponta que esse resultado expressivo tem duas explicações. A primeira delas é por conta da retomada da economia com a vacinação avançada e do menor receio da população e das empresas em realizar deslocamentos pelo País. Por mais que o cenário no mês tenha sido, em parte, impactado pela variante õmicron, não houve restrições relevantes e a oferta de serviços manteve-se em alta.

A segunda explicação é pela base fraca de comparação. Neste período de 2021, o Brasil vivia a segunda onda da covid-19, com recordes de mortes e restrições significativas das atividades, sobretudo a de eventos. A oferta de serviços, como transporte aéreo e meios de hospedagem, ainda estava longe de regressar a patamares razoáveis. Com isso, o dado do mês é muito positivo, mas deve também ser contextualizado com o cenário pré-pandemia.

Já em relação a fevereiro de 2020, mês que antecedeu a primeira onda do coronavírus, o faturamento atual está 34,6% abaixo. Ou seja, quase R$ 3 bilhões menor.

O indicador também apresenta que os próximos meses serão decisivos, pois ainda existem obstáculos como, por exemplo, o preço das passagens, que afetam as decisões das viagens, principalmente do setor corporativo. E, consequentemente, com menos viagens, a cadeia do Turismo em geral é afetada. Portanto, a conjuntura econômica de inflação e juros altos esfriando os negócios deve trazer um ritmo menor do que o esperado meses atrás.

“Mesmo com diversos desafios e um longo caminho para a efetiva recuperação, estamos observando uma retomada confiante. Esses dados mostram que as empresas estão retornando os seus investimentos em eventos e viagens, o que favorece o desempenho das áreas de transporte aéreo, locação de veículos e meios de hospedagem, entre outros. Vale ressaltar também que o nosso setor tem um peso importante no aumento das oportunidades de emprego”, comenta a diretora executiva da entidade, Giovana Jannuzzelli.

A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, também acredita no caminho da recuperação. “As estratégias que estimulem mais viagens de negócios ou que combinem negócios e lazer podem ajudar na recuperação dos índices de ocupação; a diversificação nos serviços e a oferta de conectividade (internet de qualidade) podem também ajudar especialmente na atração de profissionais autônomos que buscam ampliar a sua área de atuação”, finaliza.

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