Beatrice Teizen   |   22/02/2022 13:12
Atualizada em 22/02/2022 13:22

Alagev divulga resultados de pesquisa sobre impacto da covid-19

Levantamento foi feito sob a ótica do fornecedor e do gestor de viagens e eventos

Divulgação
Alagev divulga resultados de quarta edição de pesquisa sobre impacto da covid-19
Alagev divulga resultados de quarta edição de pesquisa sobre impacto da covid-19
A Alagev acaba de apresentar os resultados da quarta edição da pesquisa “Tomada de Informações – Impacto Coronavírus em viagens e eventos corporativos” sob a ótica do fornecedor e do gestor de viagens e eventos.

A entidade também está lançando a primeira edição do “Impactos da Ômicron em viagens e eventos corporativos”, cujo objetivo é entender o comportamento do mercado diante da pandemia e fornecer dados para as ações do setor. A tomada do impacto do coronavírus, realizada no período de 8 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, contou com a participação de 473 fornecedores, gestores de viagens e de eventos. Já o levantamento da ômicron, feito em janeiro, contou com 43 respondentes.

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento de fornecedores e gestores de eventos e viagens corporativas e seus anseios. Nesta última edição, percebemos um grande otimismo do mercado em relação ao retorno desses setores com bons números para o 1º trimestre de 2022, ainda que a nova variante já estivesse presente. No contexto geral, com o avanço da vacinação e a eficácia dos protocolos de segurança, notamos que as pessoas estavam se sentindo mais seguras para a retomada das atividades. Realizamos em janeiro um rápido levantamento sobre o impacto da ômicron e percebemos que houve um certo desconforto, mas entendemos que é algo passageiro e esses números podem se confirmar com a 4ª Tomada”, afirma a diretora executiva da associação, Giovana Jannuzzelli.

4ª TOMADA DE INFORMAÇÕES
Os principais dados coletados na consulta com fornecedores, com 168 pesquisados, indicam que 20% receberam cancelamentos de viagens de seus clientes, porém 55% já perceberam um aumento na demanda, dos quais 44,83% notaram esse crescimento ainda no primeiro trimestre do ano. Em relação aos eventos, 41,74% suspenderam parcialmente os encontros e 37,39% postergaram as suas atividades. Ainda assim, o olhar para a retomada é positivo, uma vez que 45,13% mantêm expectativa de retorno no primeiro trimestre de 2022.

Divulgação
Giovana Jannuzzelli, da Alagev
Giovana Jannuzzelli, da Alagev
A pesquisa também identificou que para os gestores de viagens, com 169 participantes, 83,06% das empresas retomaram suas viagens corporativas entre o período de outubro e dezembro de 2021. Porém, o orçamento para essas demandas diminuiu em relação a 2019, ano pré-pandemia. E segundo 94,12% dos entrevistados, o principal motivo dessa redução é que grande parte dos negócios estão sendo realizados remotamente. Outros dados apontados são que 35% desses gestores preveem aumento do volume de viagens de até 20%, enquanto 45% de gestores entendem que haverá crescimento de até 40%.

Já considerando os gestores de eventos, sendo 136 participantes que responderam à pesquisa, 53,62% sofreram de forma significativa com o impacto do coronavírus. E 64,77% pretendem realizar todos os tipos de encontros (virtual, presencial e híbrido), sendo que 68% ressaltam que apenas os vacinados participarão dos eventos e 88,41% são a favor da testagem e exigem o passaporte da vacina. Segundo os gestores de eventos, 42,67% disseram que já estão promovendo ações presenciais e 20% acreditam que esses encontros voltarão a ter os números de pessoas iguais às de 2019 logo no primeiro trimestre deste ano.

Na referida pesquisa, com o aumento no número de casos da ômicron, foi realizada a mesma pergunta para todos os entrevistados (fornecedores, gestores de eventos e viagens) sobre as ações que as empresas estão tomando em relação à nova variante. Do total, 69,64% dos fornecedores já estudam atitudes preventivas para a segurança de colaboradores e clientes; já 82,76% dos gestores de viagens e 78,26% dos gestores de eventos não pretendem realizar nenhuma ação.

Já no levantamento rápido “Impactos em viagens e eventos corporativos da ômicron”, realizado em janeiro e apresentado aos mesmos participantes, os resultados foram diferentes. Dos 43 entrevistados, 23 são gestores de viagens, nove da área de eventos e onze fornecedores. Ao questionar "como se sentem os colaboradores para viajar a negócios ou participar de eventos?”, 30,23% responderam desconfortáveis, 9,3% indiferentes, 6,98% confortáveis e 53,49% mencionaram que não foi elaborada uma pesquisa com funcionários das empresas em que atuam para entender o assunto.

Ao perguntar sobre as ações adotadas em relação a viagens e eventos corporativos, a associação recebeu respostas como, por exemplo, paralisação de contratação e retenção de custos, manutenção das mesmas restrições de viagens do início da pandemia, suspensão temporária de viagens, cancelamentos de eventos ou prorrogação de datas, retorno aos encontros virtuais e retomada do home office, entre outros.

PRINCIPAIS INSIGHTS


FORNECEDORES
Houve cancelamento de viagens dos seus clientes em 2021?
Sim - 20%
Parcialmente - 21.67%
Não houve - 3.33%
Houve no passado, mas já percebemos um aumento na demanda de viagens - 55%

Para quais destinos houve cancelamento de viagens dos seus clientes?
Ásia (41.67%), África (37.50%), Europa (54.17%), Oceania (20.83%), América do Norte e Central (45.83%), América Latina (29.17%) e Brasil (54.17%).

Qual a expectativa de aumento na demanda por viagens?
Primeiro trimestre - 44.83%
Segundo trimestre - 43.10%
Terceiro trimestre - 5.17%
Quarto trimestre - 1.72%
Não sei - 2.59%
Não temos expectativa de aumento na demanda por viagens - 2.59%

Qual ação seus clientes tomaram com relação à realização de eventos em 2021?
Cancelaram todos - 13.91%
Cancelaram parcialmente - 41.74%
Postergaram - 37.39%
Mudaram de local/destino - 4.35%
Não houve cancelamento/mudança - 2.61%

Para quais destinos houve cancelamentos de eventos dos seus clientes?
Ásia (15.38%), África (17.31%), Europa (23.08%), Oceania (9.62%), América do Norte e Central (36.54%), América Latina (32.69%) e Brasil (73.08%).

Qual a expectativa de aumento na demanda por eventos presenciais?
Primeiro trimestre - 45.13%
Segundo trimestre - 38.94%
Terceiro trimestre - 5.31%
Quarto trimestre - 2.65%
Não sei - 7.08%
Não temos expectativa de aumento na demanda por eventos presenciais - 0.88%

Como você caracterizaria o impacto do coronavírus na sua empresa?
Significativo - 78.76%
Moderado - 18.58%
Leve - 1.77%
Nulo - 0.88%
Não sei - 0.00%

Sua empresa tomou ou pretende tomar alguma ação sobre a nova variante Ômicron?
Sim - 69.64%
Não - 30.36%

GESTORES DE VIAGENS

Quando sua empresa retoma/retomou as viagens corporativas?
Retomou no quarto trimestre de 2021 (outubro a dezembro) - 83.06%
Somente no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março) - 4.03%
Somente no segundo trimestre de 2022 (abril a junho) - 4.03%
Somente no terceiro trimestre de 2022 (julho a setembro) - 0.81%
Somente no quarto trimestre de 2022 (outubro a dezembro) - 3.23%
Não sei - 4.84%

Como está o orçamento de sua empresa para viagens corporativas para 2022?
Diminuiu em relação a 2019 - 43.70%
Está igual a 2019 - 20.17%
Aumentou em relação a 2019 - 17.65%
Não temos orçamento para viagens corporativas - 10.92%
Outros - 7.56%

Qual é a previsão de redução do volume de viagens em 2022 em relação a 2019?
Acima de 60% - 13.73%
Até 60% - 17.65%
Até 40% - 50.98%
Até 20% - 17.65%
Igual de 2019 - 0.00%
Sem previsão de redução - 0%

No caso de redução de orçamento para viagens corporativas, qual o motivo?
Desligamento de funcionários - 0%
Parte dos negócios serem feitos de modo remoto - 94.12%
Empresa está em situação financeira difícil e diminui o número de viagens - 5.88%

Qual é a previsão de aumento do volume de viagens para 2022 em relação a 2019?
Acima de 60% - 15%
Até 60% - 5%
Até 40% - 45%
Até 20% - 35%
Igual de 2019 - 0%
Sem previsão de redução - 0%

GESTORES DE EVENTOS

Quais os tipos de eventos que a sua empresa pretende realizar em 2022?
Presencial - 31.82%
Híbrido - 25%
Virtual - 22,73%
Todos acima - 64,77%

Considerando o total de eventos que pretende realizar dentro dos próximos 12 meses, qual o percentual de distribuição entre eventos virtuais, presenciais e híbridos?
100% presenciais - 12.50%
100% virtuais - 3.41%
100% híbridos - 5.68%
50% presenciais, 50% virtuais - 57,95%
Outros - 20.45%

Quando você espera que os eventos presenciais retomam na sua empresa?
Já retomaram - 42.67%
Primeiro trimestre - 25.33%
Segundo trimestre - 17.33%
Terceiro trimestre - 6.67%
Quarto trimestre - 2.67%
Não sei - 4%
Outros - 1.33%

A pesquisa completa pode ser acessada no site oficial da Alagev, neste link.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados