Embratur lança campanha para ampliar captação de eventos Mice
Objetivo é colocar o Brasil em evidência no setor e aumentar as chegadas de turistas de negócios e eventos
Levando em conta o potencial do Brasil para crescer ainda mais no segmento Mice (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), a Embratur anuncia o lançamento de uma campanha em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), uma organização sediada nos Estados Unidos presente em 59 países, para conectar destinos e compradores do segmento. A ação tem como objetivo divulgar os melhores destinos brasileiros para sediar encontros do segmento de negócios e eventos.
A Embratur articula parceria com a PCMA desde o ano passado e, com a campanha ativa durante todo o mês de janeiro, a plataforma global visa facilitar o networking entre seus oito mil associados e irá mostrar em ações digitais as razões pelas quais o Brasil é o destino ideal para a realização de eventos Mice, com conectividade cada vez maior, uma cultura e culinária autêntica e acomodações e infraestruturas adequadas.
“O Mice é um dos nossos segmentos prioritários para 2025 e começamos esse ano já com uma parceria estratégica com a PMCA, ampliando nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências. Vamos nos aproximar de empresas e tomadores de decisão que estão escolhendo o próximo destino para seus congressos e também viagens de incentivo, que possuem um alto tíquete médio e podem gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para a população”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Segundo dados produzidos pela Embratur, os turistas que vêm ao Brasil para congressos, reuniões e incentivos têm o maior tíquete médio do setor, e gastam, por dia, uma média de três vezes mais que os que viajam a lazer.
“A parceria com a PCMA, somada ao crescimento expressivo no Turismo internacional, reforça o Brasil como um destino de destaque para lazer e negócios, com potencial para atrair ainda mais eventos e visitantes nos próximos anos”, afirma o gerente de Mercados Internacionais, Experiências e Mice da Embratur, Alexandre Nagagawa.
A PCMA está presente em 59 países na Europa, América do América do Norte, América Latina, Oriente Médio e Ásia Pacífico. Além de fortalecer a rede de contatos com tomadores de decisão do turismo Mice, participar dessa comunidade também dará à Embratur acesso a cursos, dados e pesquisas sobre preferências e necessidades de membros da associação. Esses levantamentos permitem uma promoção internacional e o planejamento de estratégias de captação de eventos mais efetivos.
Estatísticas da PCMA
- A comunidade da PCMA é composta por 67% de planejadores e 33% de fornecedores;
- Do total de membros, 62% são de associações, 25% de corporações e 13% independentes e 78% dos integrantes são tomadores de decisão de seus respectivos setores;
- A associação também tem a Convene Magazine, publicação premiada com mais de 36 mil assinantes.
Entre os segmentos que a PCMA atende estão os de tecnologia, saúde e medicina, educação, finanças e bancos, associações profissionais, governo e setor público, indústria e manufatura, Turismo e hospitalidade, varejo e consumo e energia e sustentabilidade
Turismo internacional
O Turismo internacional tem mostrado cada vez mais a sua relevância no desenvolvimento econômico no Brasil. Só até novembro de 2024, visitantes estrangeiros deixaram US$ 6,62 bilhões no País, sendo a maior marca da história. As informações são do Banco Central.