Por que o Imex 'está acima do bem e do mal' para profissionais do Mice
Consultor na área de Turismo, Ricardo Ferreira participou do evento e traz suas percepções
Consultor na área de Turismo, Ricardo Ferreira participou na semana passada da Imex Frankfurt, uma das principais feiras internacionais de viagens de negócios, concentrando-se especificamente no segmento de eventos, convenções e viagens de incentivo, conhecido como Mice.
Em texto enviado ao Portal PANROTAS, Ferreira avalia a feira como um evento "acima do bem e do mal" para quem trabalha no segmento. Confira o texto na íntegra.
Todos os anos a elite dos profissionais do espectro MICE se reúne em Frankfurt. Há 20 anos Imex é realizado por aqui, e pelas minhas contas esta é a 14ª vez que participo como Hosted Buyer.
Imex FRA 2024 bateu recorde de espaço vendido e comparecimento de público. São 4000 profissionais andando pra lá e pra cá, na Messe Frankfurt e lotando os restaurantes e hotéis da cidade. Eta turma barulhenta!
O Brasil, muito bem representado. Temos 23 grupos, um total de 134 Hosted Buyers.
Encontro com alguns dos nossos profissionais pelos corredores cheios e logo vou perguntando... “Por que você vem para o Imex?” Marcio Margarino Torres me responde rapidinho: “Esta é a minha tribo, todo ano tenho que aparecer por aqui. E sobre sentir orgulho de ser parte de uma comunidade tão grande, tão incrível”. Claudia Mentlik fala algo parecido: “É a grande oportunidade de fazermos muitas reuniões sobre Projetos de Incentivo com parceiros antigos e descobrir novos parceiros, tudo em 3 dias. E ainda dá pra fazer um Pré- ou Post Tour profissional. Imperdível.”
Um terceiro entrevistado – melhor não citar o nome – diz assim: “É um evento ultrapassado.” Por que, eu pergunto? “Nada muda, todo ano a mesma coisa.” E por que você vem? “Porque não dá pra ficar de fora, trago muitos clientes e prospects, levo-os a Viagens de Inspeção.”
Imex está acima do bem ou do mal. É um must-attend para todos profissionais sênior da indústria.
Chama sempre minha atenção uma área enorme focada em Experiências e Conteúdos para os participantes, fora do Trade Floor. Pude presenciar em 4 Arenas (Canyon, Forest, Jungle, Ocean,) conteúdos os mais diversos possíveis, todos focados em formar e evoluir o pensamento dos profissionais. São 200+ sessões, tem conteúdo para todos os perfis. De cair o queixo, todos os anos melhoram, ampliam a oferta.
Participei de 2 sessões alternativas pouco convencionais: uma conversa sobre o desenvolvimento de mulheres pretas no setor MICE. Éramos 7 mulheres e eu. E uma outra sobre a relevância de banhos de gelo para a saúde mental dos profissionais. Nesta, éramos 18 pessoas e fizemos um exercício coletivo de respiração. Apreciei!
Imex tem 2 eventos anuais: o de Frankfurt, sempre em maio mais focado em compradores europeus. E o de Las Vegas, em outubro, mais focado nos compradores USA&Canada. Ambas com oferta de serviços do mundo todo.
Quer saber? Acho que devíamos ter um Imex Latin America logo! Vamos juntos?