Startup Pinguim redireciona foco para B2B e Mice; leia entrevista
Experientes Renata Franco e Grace Cauzo lançam tech de viagens de incentivo focada em experiência
Eleita pela Phocuswright como a melhor travel tech da América Latina em 2023, a startup Pinguim agora redireciona seu foco para o B2B com a nova empresa Pinguim Incentive Travel & Tech, buscando incorporar experiências e personalização a viagens corporativas e de incentivo.
Renata Franco, fundadora da Pinguim, criou a nova empresa ao lado de Grace Cauzo, ex-Queensberry e co-fundadora e sócia da Pinguim Incentive Travel & Tech. Há um ano em atividade, a Pinguim Incentive já conta com 13 funcionários e sete clientes com contrato fechado. Para 2024, a meta é dobrar o faturamento, chegando aos R$ 50 milhões.
Atualmente a nova companhia já atende clientes de setores diversos, como financeiro, alimentício, seguradoras e de transporte, proporcionando experiências exclusivas em destinos como Áustria, Itália, Bonito, Trancoso e Espanha.
Além do foco na inovação e na experiência do cliente, a Pinguim Incentive Travel & Tech também se compromete com ESG, buscando que as viagens tenham um impacto positivo na sociedade. Esse aspecto é bem destacado pelas fundadoras, que citam como os setores de Turismo e Tecnologia tem poucas mulheres na liderança.
Entre as preocupações e ações da startup em ESG estão manter uma equipe multigeracional, diversa, utilização de ferramentas que evita impressões indevidas dos dados na plataforma, além de propor atividades nas viagens com viés social como forma de incentivar pequenos empreendedores/produtores locais.
Confira abaixo entrevista do Portal PANROTAS com as fundadoras da Pinguim Incentive Travel & Tech, Renata Franco e Grace Cauzo.
PORTAL PANROTAS - Como se deu o nascimento da Pinguim Incentive Travel & Tech?
RENATA FRANCO - A ideia principal da Pinguim Incentive foi inovar em um mercado que amo e tenho paixão: viagens de incentivo. Apostamos e acreditamos em uma empresa nova porque é um mercado carente dessa inovação. A maior prova dessa carência é que já crescemos muito e estamos entre as principais concorrentes do setor. Estamos em um momento que nossos esforços serão voltados para o B2B. A tecnologia é a mesma, o conceito em termos de código é o mesmo, trazemos o conceito de comunidade, mas o grande diferencial é que é fechado para empresas. Nosso aplicativo tem toda uma parte de operação de Turismo que não tem no B2C.
GRACE CAUZO - Queremos fornecer a melhor malha aérea, os melhores serviços e as melhores experiências. 'Como podemos associar sua marca à viagem, criando um roteiro diferenciado para os nossos clientes?'
PANROTAS - Como a experiência de vocês (Renata e Grace) se alinham ao objetivo da nova empresa?
RENATA - Trabalho com viagens de incentivo há mais de 25 anos. Em 2018, achei que o mercado de Turismo estava muito igual, deu vontade de inovar, criei um aplicativo que conectava pessoas que viajavam sozinhas. Depois, viajando em viagens de incentivo com meu marido, percebi que nada mudou em 20 anos. Trabalhando com startup e tecnologia, trouxe a tecnologia da plataforma do B2C para o B2B.
GRACE - Tenho 20 anos no Turismo, incluindo passagens por Latam, MSC, GI e Queensberry. Quis mudar para algo que estivesse alinhado aos meus princípios, e então Renata e eu começamos a conversar sobre inovação e criatividade em viagens de incentivo.
PANROTAS - Por que o foco no Turismo corporativo e Mice? Quais são os diferenciais que levarão a este mercado?
RENATA - Nosso motivo principal de existir é fazer com que as pessoas tenham viagens memoráveis. O viajante, cada vez mais, precisa ser protagonista dessas viagens. Nosso grande diferencial é colocar o convidado final no centro do projeto. Temos uma plataforma para ouvir esses clientes, e com a inteligência artificial criamos roteiros personalizados. Procuramos entrar na emoção do passageiro. Mesmo em viagens luxuosas, tentamos transformar o passageiro para perto de alguma forma. Nós temos um departamento de criatividade dentro do Pinguim, que busca tudo o que é diferente. Essa é uma característica nossa, queremos fazer aquilo que é diferente, que ninguém pensou.
GRACE - Cada viagem é desenhada de acordo com a necessidade do cliente, tentando conectar algum tema com a viagem. Sempre pegamos o ponto mais alto do lugar e fazemos conexões com o viajante ou com a empresa. Na Áustria, tivemos uma driving experience em uma pista de Fórmula 1, exclusiva para o grupo. Fechamos restaurante Michelin com presenças de chef estrelados. Isso são 'cerejas no bolo' na viagem. Isso faz diferença porque a pessoa se sente acolhida. Pensamos em todos os detalhes. Fazemos deltahes desde os mais elaborados até aqueles que cabem no orçamento da empresa.
PANROTAS - Como vocês usarão a tecnologia para atingir esse objetivo?
RENATA - A partir de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande, e com verba do Sebrae, desenvolvemos nossa tecnologia para ser inserida no nosso app. Com dados, conseguimos traçar o perfil de clientes de acordo com o setor que trabalham. Além de dados de comportamento providos pelas próprias empresas. É uma ferramenta única desenvolvida exclusivamente para viagens de incentivo.
PANROTAS - Vocês já contam com quantos clientes?
GRACE - Já temos sete clientes fechados, com grandes grupos de viajantes.
PANROTAS - Vocês contam com investidores?
RENATA - Pela parte do Sebrae, fazemos parte de programas do governo para startups e desenvolvimento de tecnologia com potencial de desenvolver algo inovador. Mas temos apenas um investidor desde o começo e, desde então, a startup vai indo bem sozinha. Não temos projeção de entrar em nova rodada de investimentos.