Viagens corporativas e Mice movimentarão R$ 140 mi em Alagoas neste ano
Com a promoção de 68 eventos, a expectativa é de que 100 mil visitantes passem pelo Estado neste ano
O Turismo de negócios e eventos deve gerar um impacto econômico de mais de R$ 140 milhões em Alagoas este ano. Com a promoção de 68 eventos, a expectativa é de que 100 mil visitantes passem pelo Estado, segundo estudo realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).
O segmento de esporte vem se destacando entre os eventos e Alagoas tem sediado esses encontros. Neste ano, o estado recebeu importantes reuniões esportivas, como a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Profissional de Surf; a Macena Open de Beach Tennis - 2022; a 70.3 edição do IronMan, entre outros.
Ainda neste mês, a capital alagoana sediará o Congresso Internacional de Eletrofisiologia para Audiologia (CINEA), com estimativa de 300 visitantes. O encontro acontece no Ritz Lagoa da Anta. Já a cidade de Maragogi recebe o Festival de Velas Maragogi - 3ª Etapa do Ranking Foil/IQFoil e Slalom.
Em dezembro, Maceió receberá o 1º Meeting Nordestino de Medicina, Nutrição e Educação Física - da Saúde à Performance –, evento que será realizado no hotel Ritz Lagoa da Anta, com estimativa de 300 participantes. O último encontro do ano fica por conta da IX Semana Internacional de Pedagogia (SIP), que também deve receber cerca de 300 visitantes.
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, 2022 foi um dos melhores anos para o desenvolvimento do Turismo de negócios e eventos em Alagoas.
“O Turismo de eventos é importante porque ele consegue captar um tipo de público que normalmente gasta mais que o turista de lazer. É o caso do turista que está realizando uma viagem de negócios e acaba inserindo outros roteiros durante sua viagem. Existe um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que o turista de negócios gasta, em média, quatro vezes mais, portanto, a movimentação de eventos esse ano vai fomentar ainda mais o Turismo e a economia do nosso Estado”, pontua Caroline.
Para a superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Danielle Novis, a capital alagoana segue sendo um dos lugares mais requisitados quando o assunto é o Turismo de eventos.
"Maceió é um lugar onde há a facilidade de o Centro de Convenções estar perto da rede hoteleira, a qual possui sempre uma grande oferta de leitos. Além de os pontos turísticos serem próximos, a funcionalidade da cidade atrai o nosso público", afirma.
Novis ressalta ainda a importância da inserção destes eventos nos demais municípios alagoanos, como a cidade de Penedo, que vem começando a aparecer mais nesse cenário. O município de Barra de Santo Antônio também vem crescendo no segmento, contando agora com o Resort Vila Galé, o maior empreendimento turístico do Litoral Norte, que possui espaço especial para eventos.
Ampliação do centro de convenções
Alagoas possui um centro de convenções que está sendo ampliado para atender eventos de grande porte. Atualmente, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso tem capacidade para acomodar até 3.535 visitantes.
O local atende às mais diversas necessidades de feiras, congressos, exposições e apresentações artísticas e culturais, devido à sua característica mais marcante, que é a modularidade e a capacidade de adaptação, a depender do evento e do público.
Atualmente, o centro conta com cinco salas temáticas, sendo duas de 75 lugares e três de 90 lugares, com cadeiras de prancheta para melhorar o conforto, totalizando 420 lugares; um auditório de 464 lugares; quatro salas, sendo duas de 200 lugares e duas de 500 lugares, totalizando 1.400 espaços disponíveis, e um teatro com 1.251 lugares. Ao todo, o espaço comporta 3.535 pessoas sentadas. Todos os ambientes possuem acesso para deficientes físicos