Bahia, SP e Ceará são destinos mais procurados para incentivo
Objetivo da pesquisa da Alagev é entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos. Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, afirma a diretora executiva da associação, Giovana Jannuzzelli.
Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que, para os clientes, a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos, já para as agências seriam Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Enquanto Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal são os primeiros do ranking internacional.
Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento:
Quais tipos de informações são mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas?- Feedback dos participantes - 85%
- Apresentação simples dos benefícios - 70%
- Informações sobre retorno dos objetivos (ROO) - 40%
- Informações sobre retorno do investimento (ROI) - 38%
- Comparações com ofertas da concorrência - 35%
- Histórico de viagens anteriores - 33%

- Impacto no desenvolvimento pessoal e profissional do premiado - 79%
- Impacto na empresa patrocinadora em termos de promoção das relações no local de trabalho e melhoria da cultura da empresa - 69%
- Impacto na qualidade de vida do premiado - 51%
- Impacto na sociedade como um todo como agente de mudança positiva, onde as viagens promovem a compreensão cultural etc - 51%
- Impacto na economia do destino que recebe o incentivo - 49%
Quantas agências são convidadas para participar da concorrência de viagens de incentivo?

- Oferecendo experiências únicas, experiências exclusivas - 81%
- Parceria para fornecer mais serviços a partir de uma única fonte - 46%
- Materiais de marketing que valorizem a marca do cliente - 40%
- Oferecendo condições de pagamento flexíveis - 33%
- Incluindo mais equipe no local ou elementos de serviço pelo mesmo preço - 25%
- Oferecendo descontos anuais se vários programas forem confirmados - 8%
- Não está fazendo nada de diferente neste momento - 6%
Que (quais) fator(es) você considera seu diferencial mais forte para ganhar negócios com programas de viagens de incentivo?
- Qualidade do serviço - 85%
- Entendimento do negócio clientes: suas necessidades e formas de atuação - 69%
- Criatividade / inovação - 64%
- Reputação - 42%
- Preço - 38%
A pesquisa completa, com outros inisghts, pode ser acessada no site oficial da Alagev, neste link.