Menor flexibilidade de hotéis pode resultar em custos adicionais para empresas
Empresas ao redor do mundo devem rever seus programas de hotéis e negociar cuidadosamente as tarifas e condições
Texto publicado originalmente na Revista HRS: Hotel Expert, edição de dezembro de 2017.
Algumas redes de hotéis tornaram suas condições de cancelamento mais rigorosas. Outras seguirão o mesmo exemplo? As empresas reagiram com ceticismo a essa tendência. Esse novo modelo pode resultar em custos adicionais na casa dos milhões de euros.
Houve fortes reações às novas políticas de cancelamento anunciadas por algumas redes de hotéis. A primeira grande rede mal havia anunciado a mudança na cobrança das multas de cancelamento de reservas com menos de 48 horas do horário do check-in, quando foi bombardeada com demonstrações de indignação e alertas do setor de viagens corporativas. Muitos tomaram isso como um ataque à flexibilidade nos planejamentos das viagens corporativas.
Para todos os viajantes corporativos, a flexibilidade é um dos critérios mais importantes ao fazerem uma reserva, já que os compromissos mudam frequentemente. Uma em cada seis reservas é cancelada (17%), segundo estudos. Mas, cancelamentos dois dias antes da data de chegada representam 5% do total das reservas canceladas. No entanto, por conta das alterações das políticas de cancelamento, definidas pelas redes de hotéis, o custo desses cancelamentos pode causar grandes aumentos para as empresas.
Se os cancelamentos realmente forem feitos dentro desse prazo de 48 horas, a multa de uma diária será cobrada pelo hotel. Como resultado, as empresas pesquisadas terão custos adicionais que totalizam quase 2% de todo o volume de reservas realizadas. Caso outras redes de hotéis sigam o exemplo, os custos adicionais podem alcançar os milhões de euros para as empresas.
Um claro exemplo disso é demonstrado por um importante cliente da HRS, com um volume total de reservas de mais de 70 milhões de euros. O custo adicional de até 2,3 milhões de euros seria o resultado da implementação dessas novas regras por outras redes de hotéis, contando com o cancelamento de pouco mais de 3 por cento de todo o volume de reservas. Esses aumentos serão sentidos, principalmente, por países como Estados Unidos, onde as redes de hotéis dominam o mercado.
O que pode ser feito? Empresas ao redor do mundo devem rever seus programas de hotéis e negociar cuidadosamente as tarifas e condições, além de garantir que tenham o equilíbrio ideal entre hotéis de rede e independentes em seus portfólios. Como parte da solução de Sourcing, a HRS recomenda e solicita a política de cancelamento sem multa até às 18 horas da data do check-in. Para quase todas as empresas, isso é fundamental.
Algumas redes de hotéis tornaram suas condições de cancelamento mais rigorosas. Outras seguirão o mesmo exemplo? As empresas reagiram com ceticismo a essa tendência. Esse novo modelo pode resultar em custos adicionais na casa dos milhões de euros.
Houve fortes reações às novas políticas de cancelamento anunciadas por algumas redes de hotéis. A primeira grande rede mal havia anunciado a mudança na cobrança das multas de cancelamento de reservas com menos de 48 horas do horário do check-in, quando foi bombardeada com demonstrações de indignação e alertas do setor de viagens corporativas. Muitos tomaram isso como um ataque à flexibilidade nos planejamentos das viagens corporativas.
Para todos os viajantes corporativos, a flexibilidade é um dos critérios mais importantes ao fazerem uma reserva, já que os compromissos mudam frequentemente. Uma em cada seis reservas é cancelada (17%), segundo estudos. Mas, cancelamentos dois dias antes da data de chegada representam 5% do total das reservas canceladas. No entanto, por conta das alterações das políticas de cancelamento, definidas pelas redes de hotéis, o custo desses cancelamentos pode causar grandes aumentos para as empresas.
Se os cancelamentos realmente forem feitos dentro desse prazo de 48 horas, a multa de uma diária será cobrada pelo hotel. Como resultado, as empresas pesquisadas terão custos adicionais que totalizam quase 2% de todo o volume de reservas realizadas. Caso outras redes de hotéis sigam o exemplo, os custos adicionais podem alcançar os milhões de euros para as empresas.
Um claro exemplo disso é demonstrado por um importante cliente da HRS, com um volume total de reservas de mais de 70 milhões de euros. O custo adicional de até 2,3 milhões de euros seria o resultado da implementação dessas novas regras por outras redes de hotéis, contando com o cancelamento de pouco mais de 3 por cento de todo o volume de reservas. Esses aumentos serão sentidos, principalmente, por países como Estados Unidos, onde as redes de hotéis dominam o mercado.
O que pode ser feito? Empresas ao redor do mundo devem rever seus programas de hotéis e negociar cuidadosamente as tarifas e condições, além de garantir que tenham o equilíbrio ideal entre hotéis de rede e independentes em seus portfólios. Como parte da solução de Sourcing, a HRS recomenda e solicita a política de cancelamento sem multa até às 18 horas da data do check-in. Para quase todas as empresas, isso é fundamental.