Maria Izabel Reigada   |   23/09/2016 12:04

Governo de MG adota compra de passagens sem agências

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou que o Governo de Minas Gerais começou a utilizar, na semana passada, o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Pelo sistema, os funcionários do governo realizam a compra de passagen



BRASÍLIA – O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou que o Governo de Minas Gerais começou a utilizar, na semana passada, o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Pelo sistema, os funcionários do governo realizam a compra de passagens aéreas diretamente, sem a intermediação das agências de viagens, que antes precisavam vencer licitações para prestarem o serviço. Além da compra das passagens, o sistema providencia o pagamento das diárias e a prestação de contas das viagens em plataforma on-line.

Segundo o Ministério do Planejamento, Minas Gerais é o primeiro Estado do País a implementar o sistema. “A iniciativa vai gerar economia de gastos públicos, mais eficiência da administração estadual e possibilitará ainda mais controle e transparência”, destacou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães. Segundo o governo mineiro, o desenvolvimento de um sistema compatível com o SCDP custaria cerca de R$ 4,2 milhões ao Estado.

O novo sistema será utilizado por todos os servidores civis da administração direta autárquica e fundacional de Minas Gerais. Podem aderir também à ferramenta os poderes legislativo, judiciário e as empresas dependentes do Tesouro estadual, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento. “O sistema também garante maior eficiência, ganho de tempo e confiabilidade nos dados e é bem menos burocrático, já que para utilizá-lo é pedido apenas o CPF do servidor e o trecho da viagem solicitada”, defendeu o gestor do Núcleo de Serviços Administrativos do Centro de Serviços Compartilhados de Minas Gerais, Rodrigo Ferreira Matias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.