Henrique Santiago   |   27/09/2016 11:01

Case: como reduzir os custos de viagens de sua empresa

Gestora da L'oreal cita criação de departamento pessoal e sponsorship como ações eficientes durante Fórum da HRS


Emerson Souza
Lais Brasil, gestora de viagens da L'oreal
Lais Brasil, gestora de viagens da L'oreal

Reduzir custos de viagens (da sigla TCO, em inglês) é desafio para qualquer empresa. Em momentos de crise e cortes, então, torna-se ainda mais essencial. Para discutir esse tema, o primeiro Fórum de Viagens Corporativas da HRS, realizado hoje, em São Paulo, reuniu gestores de viagens para apresentar ideias e soluções.

A gestora de Viagens da L’oreal, Lais Brasil, tem adotado na empresa a mesma medida praticada na Schlumberger, do ramo de óleo e gás. Segundo ela, o primeiro passo é ter um sponsorship, ou apoio, seja de um presidente, vice-presidente ou diretor de finanças.

Mas de nada adianta esse "patrocínio" se investimentos não forem feitos. Lais destaca que se faz necessária a criação de um departamento de logística de pessoal. Por meio dele, há consultores analisando a linha do tempo cronológica da viagem, desde a saída de casa ao embarque e desembarque.

Emerson Souza
Lais Brasil, ao centro, apresentou seu case no painel com Alexandre Oliveira, da HRS, Viviânne Martins, da Academia de Viagens e do Cevec, Ana Prado, da Syngenta, e Eduardo Murad, também da HRS
Lais Brasil, ao centro, apresentou seu case no painel com Alexandre Oliveira, da HRS, Viviânne Martins, da Academia de Viagens e do Cevec, Ana Prado, da Syngenta, e Eduardo Murad, também da HRS

Após o monitoramento, é necessário integrar esses dados com o self-booking para localizar e apontar os gastos feitos nesse deslocamento. Depois disso, cada colaborador recebe um e-mail com relatório no qual informa as despesas envolvidas em sua viagem.

“Isso meio que criou um visual guilty porque eles pensam: ‘meu Deus, eu custo tudo isso’”, frisou ela. “O monitoramento também trouxe um efeito psicológico, porque ninguém quer ficar abaixo da média, ninguém quer fazer feio”, complementou Lais Brasil.

À parte da gestão interna, as empresas precisam investir em negociações efetivas com fornecedores. A gestora da L’oreal salienta a importância de negociar tarifas fixas com companhias aéreas e, com os hotéis, mapear as cidades principais e pontuar as regiões de hospedagem do funcionário.

Assista ao evento em tempo real aqui.

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