CWT aborda gerenciamento de reuniões em estudo
Estudo realizado em uma parceria entre a Carlson Wagonlit Travel (CWT), especializada em gerenciar viagens corporativas, reuniões e eventos, e o Grupo BTN, mostra como o gerenciamento estratégico de reuniões (SMM) tem afetado projetos em uma esfera global. Intitulada de “
Estudo realizado em uma parceria entre a Carlson Wagonlit Travel (CWT), especializada em gerenciar viagens corporativas, reuniões e eventos, e o Grupo BTN, mostra como o gerenciamento estratégico de reuniões (SMM) tem afetado projetos em uma esfera global.
Intitulada de “Gerenciamento estratégico de reuniões levando ao sucesso”, a pesquisa qualitativa e quantitativa foi feita com clientes que utilizam o auxílio estratégico no cotidiano de suas empresas. Foram entrevistados mais de 20 especialistas de corporações, companhias de gerenciamento de viagens, fornecedores de soluções e tecnologia, fornecedores para o setor de viagem, imprensa especializada e firmas de consultoria.
Apesar de ser um mercado que envolve anualmente, em todo o mundo, gastos na casa dos US$ 425 bilhões, o estudo mostra que 73% das companhias ouvidas atualmente não possuem programas de gerenciamento estratégico de reuniões – destes, 54% nunca tentaram implementar o serviço.
O corte de custos, um dos principais motivos que fazem empresas a adotarem o SMM realmente se confirma. Segundo o estudo a redução de gastos pode variar entre 5% e 25%. Mais da metade dos entrevistados, no entanto, disseram ter se mantido em 10% de economia – outros 17% reduziram em mais de 15%. As variações na porcentagem acontecem, segundo a CWT, dada a complexidade do programa.
Para a diretora sênior de SMM da Carlson Wagonlit Travel, Kari Wendel, o estudo foi importante para mostrar que “todos os responsáveis por um programa de gerenciamento estratégico de reuniões consideram seu respectivo programa bem sucedido”. Além disso, a diretora aconselha: “se você estiver começando, mantenha o programa simples e focado na estratégia – a implementação tática acontecerá rapidamente. No início, não seja muito ambicioso, demonstre o valor e depois cresça”, afirma, sem deixar de comentar que “o principal é identificar os envolvidos logo no início e obter a adesão deles”.
Segundo as empresas realizadores do estudo, os benefícios de um programa de gerenciamento estratégico de reuniões podem ser percebidos por empresas que gastam a partir de US$ 1 milhão em reuniões anualmente. A vice-presidente de eventos da CWT, Cindy Fisher, afirma que “ao analisarmos o futuro, percebemos que haverá integração de programas de SMM com os de marketing e eventos. A contínua consolidação da indústria também causará impacto”. Para a VP, “devido aos grupos maiores de hotéis, será mais difícil para as empresas – sem uma abordagem estratégica – negociarem tarifas vantajosas ou até mesmo assegurarem espaços. Desta forma, fica bastante claro que um programa de SMM rapidamente se torna uma necessidade”.
Intitulada de “Gerenciamento estratégico de reuniões levando ao sucesso”, a pesquisa qualitativa e quantitativa foi feita com clientes que utilizam o auxílio estratégico no cotidiano de suas empresas. Foram entrevistados mais de 20 especialistas de corporações, companhias de gerenciamento de viagens, fornecedores de soluções e tecnologia, fornecedores para o setor de viagem, imprensa especializada e firmas de consultoria.
Apesar de ser um mercado que envolve anualmente, em todo o mundo, gastos na casa dos US$ 425 bilhões, o estudo mostra que 73% das companhias ouvidas atualmente não possuem programas de gerenciamento estratégico de reuniões – destes, 54% nunca tentaram implementar o serviço.
O corte de custos, um dos principais motivos que fazem empresas a adotarem o SMM realmente se confirma. Segundo o estudo a redução de gastos pode variar entre 5% e 25%. Mais da metade dos entrevistados, no entanto, disseram ter se mantido em 10% de economia – outros 17% reduziram em mais de 15%. As variações na porcentagem acontecem, segundo a CWT, dada a complexidade do programa.
Para a diretora sênior de SMM da Carlson Wagonlit Travel, Kari Wendel, o estudo foi importante para mostrar que “todos os responsáveis por um programa de gerenciamento estratégico de reuniões consideram seu respectivo programa bem sucedido”. Além disso, a diretora aconselha: “se você estiver começando, mantenha o programa simples e focado na estratégia – a implementação tática acontecerá rapidamente. No início, não seja muito ambicioso, demonstre o valor e depois cresça”, afirma, sem deixar de comentar que “o principal é identificar os envolvidos logo no início e obter a adesão deles”.
Segundo as empresas realizadores do estudo, os benefícios de um programa de gerenciamento estratégico de reuniões podem ser percebidos por empresas que gastam a partir de US$ 1 milhão em reuniões anualmente. A vice-presidente de eventos da CWT, Cindy Fisher, afirma que “ao analisarmos o futuro, percebemos que haverá integração de programas de SMM com os de marketing e eventos. A contínua consolidação da indústria também causará impacto”. Para a VP, “devido aos grupos maiores de hotéis, será mais difícil para as empresas – sem uma abordagem estratégica – negociarem tarifas vantajosas ou até mesmo assegurarem espaços. Desta forma, fica bastante claro que um programa de SMM rapidamente se torna uma necessidade”.