Felippe Constancio   |   06/07/2016 18:06

Brexit traz pessimismo a globais focadas em jovens

Uma pesquisa feita com mais de 460 empresas focadas em viagens do público jovem mostra que a expectativa ao pós-Brexit é de quedas de até 20% em volume de negócios


Luke Macgregor/Bloomberg

Uma pesquisa feita com empresas focadas em viagens do público jovem mostra que a expectativa pós-Brexit é de tempos difíceis. De acordo com dados levantados pela World Youth Student and Educational Travel Confederation, mais conhecida como Wyse, as empresas de viagem com serviço on-line não devem escapar da turbulência do momento.

No estudo feito com cerca de 460 empresas mundiais sobre como a decisão da Grã-Bretanha de deixar a União Europeia impactaria seus negócios, a maioria respondeu que a influência será grande e negativa.

"As companhias que enviam pessoas do Reino Unido ou que recebem viajantes da região mundo afora se mostraram muito pessimistas em relação ao possível efeito que o Brexit terá sobre seus negócios", diz o documento.

Arte Panrotas

O pessimismo se traduz em quedas previstas na casa dos dois dígitos. Empresas que enviam pessoas ao Reino Unido esperam uma retração de 19% - enquanto os negócios relacionados à vinda de britânicos devam cair 18%.

Entre as empresas de fora do Reino Unido, a queda é um pouco mais branda: 12%, tanto para os negócios relacionados à entrada quanto à saída de jovens do país.

Arte Panrotas
Quanto às empresas cujos serviços são on-line, a pesquisa chama a atenção para os vistos e permissões para trabalhar, que devem ser motivo de confusão. "Regras mais restritas para vistos poderiam valorizar o serviço das agências".

Algumas estatísticas são menos pessimistas para empresas digitais, no entanto, com os players que oferecem acomodação esperando uma queda de 10% no volume de tours e de 9% nas atividades.

Uma vez que a pesquisa feita pela Wyse se trata de negócios relacionados ao público jovem - geração Y, millenials e nativos digitais -, as empresas on-line poderiam ficar mais sujeitas a grandes quedas, em comparação com as demais participantes do mercado, no geral.

Dentre os principais fatores do pós-Brexit que afetam empresas focadas no mercado mais jovem está a incerteza em relação à economia, às taxas de câmbio e aos vistos. A incerteza sobre a economia incide diretamente sobre a expectativa das pessoas de viajar, enquanto o câmbio atinge os custos e os vistos definem a condição de viajar.

As implicações do Brexit sobre o setor de viagens do Reino Unido, que estão para se apresentar e evoluir ao longo do tempo, devem provocar mudanças práticas, econômicas e sociais - das quais as empresas on-line terão participação fundamental na indústria. Em meio à imprevisibilidade do real impacto do Brexit, a pesquisa feita com empresas do setor de viagens de jovens mostra que a visão geral é de um cenário ameaçador, com quedas de quase 20% no volume dos negócios em 2017.

No ano passado, jovens viajantes do Reino Unido de 25 anos ou menos fizeram mais de dez milhões de viagens para fora da região. Se consideradas pessoas de até 35 anos, a quantidade sobe para mais de 18 milhões.


*Fonte: com informações do Tnooz

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados