Accor é líder nas vendas de hotéis nacionais das TMCs Abracorp em 2023
Entidade revelou os hotéis que mais foram comprados pelas agências associadas no ano passado
Atingindo um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões em 2023, as TMCs associadas à Abracorp fecharam o ano com números 18,5% acima do registrado em 2019, antes da pandemia, e 20% superior a 2022.
Para chegar nos resultados, a entidade analisa onze setores. O faturamento do hoteleiro, por exemplo, veio principalmente do mercado nacional, com faturamento em 2023 de R$ 3 bilhões, frente a R$ 2,7 bilhões em 2019, e R$ 2,8 bilhões em 2022. “Ainda há espaço para crescimento em hotéis no internacional”, avalia o diretor executivo da associação, Humberto Machado.
No mercado doméstico, a Accor liderou as vendas das TMCs, tanto em termos de quantidade de diárias, com 1.632.094 no ano todo, quanto em vendas propriamente ditas, registrando R$ 535 milhões em 2023.
Em seguida vêm os hotéis da Atlantica, com 918.454 room nights e R$ 302 milhões. Em terceiro lugar aparece o Intercity, bem abaixo das duas primeiras colocadas: 249.110 estadas e R$ 82 milhões em vendas.
Abaixo, veja o ranking dos 20 hotéis mais comprados pelas TMCs Abracorp no Brasil em 2023.
- ACCOR – R$ 535 milhões em vendas; R$ 328,02 de tarifa média; 1,6 milhão de diárias
- ATLANTICA – R$ 302 milhões em vendas; R$ 328,92 de tarifa média; 918 mil diárias
- INTERCITY – R$ 82 milhões; R$ 332,39; 249 mil
- WINDSOR – R$ 70 milhões; R$ 439,09; 158 mil
- BLUE TREE – R$ 61 milhões; R$ 408,86; 150 mil
- BOURBON – R$ 50 milhões; R$ 387,28; 128 mil
- NOBILE – R$ 44 milhões; R$ 311,63; 141 mil
- MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL – R$ 37 milhões; R$ 503,21; 73 mil
- INTERCONTINENTAL HOTELS GROUP – R$ 31 milhões; R$ 340,42; 92 mil
- SLAVIERO – R$ 30 milhões; R$ 267,40; 111 mil
- HILTON – R$ 29 milhões; R$ 685,13; 42 mil
- LOUVRE HOTELS – R$ 28 milhões; R$ 335,63; 83 mil
- ESTANPLAZA – R$ 26 milhões; R$ 558,89; 46 mil
- GRAND HYATT – R$ 21 milhões; R$ 559,53; 38 mil
- DEVILLE – R$ 18 milhões; R$ 194,86; 95 mil
- BRISTOL HOTELS – R$ R$ 15 milhões; R$ 258,24; 59 mil
- NACIONAL INN – R$ 12 milhões; R$ 208,50; 57 mil
- GJP HOTÉIS & RESORTS – R$ 11 milhões; R$ 430,16; 27 mil
- HOTELARIA BRASIL – R$ 8 milhões; R$ 291,14; 29 mil
- PLAZA INN – R$ 5 milhões; R$ 264,74; 19 mil
Confira também os rankings das companhias aéreas que mais venderam voos nacionais e, ainda, as que venderam internacional.