Beatrice Teizen   |   31/08/2021 11:46

ROC 2021, evento da HSMAI Brasil, registrou 300 participantes

Evento teve retenção de 85% até o final do encontro, que durou quatro horas

A HSMAI Brasil realizou, na última quinta-feira (26), a sexta edição do ROC (Revenue Optimization Conference), evento de lucratividade e estratégia comercial (Revenue Management e Distribuição). A presidente da associação no País, Gabriela Otto, comandou a abertura oficial, que registrou 300 inscritos e retenção de 85% até o final do encontro, que durou quatro horas. Durante a agenda, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma imersão em práticas e cases de RM e distribuição direcionados exclusivamente à hotelaria.

Divulgação/HSMAI Brasil
Gabriela Otto, presidente da HSMAI no Brasil
Gabriela Otto, presidente da HSMAI no Brasil
"A sexta edição da ROC foi um sucesso. Reunimos importantes nomes do setor hoteleiro, entre executivos e os principais profissionais do Brasil que atuam na estratégia do dia a dia. Foram compartilhadas experiências, expectativas de retomada, ideias e conhecimentos sobre boas práticas para alavancar a lucratividade dos negócios", comemora Gabriela.

Importante canal para as receitas dos hotéis, o tema "Venda direta veio para ficar?" abriu o fórum de discussões. Para Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality International, a estratégia sempre esteve presente, mas com um aumento importante desde o ano passado. "A venda direta sempre representou 30% na participação das reservas em redes como a nossa. Hoje, ela já ultrapassou inclusive algumas agências on-line e representa a segunda maior contribuição."

Diretamente da África do Sul, Derek Martin, Founder & CEO at TrevPar World, compartilhou três importantes estratégias que foram colocadas em prática durante o período pandêmico com os mais de 300 clientes atendidos pela empresa.

Deixar as tarifas de lado e pensar no que é preciso para manter os hotéis abertos foi o primeiro ensinamento passado pelo convidado sul-africano. "Se o preço do quarto é de U$ 100, por que vendê-lo por mil? O preço hoje está mais importante do que nunca". Derek destacou, ainda, a importância de produzir bons conteúdos. "Será que o meu conteúdo leva à história certa? O assunto vende o hotel antes mesmo de você saber que o cliente está procurando pela sua marca". Por fim, o terceiro elemento é a distribuição. Para o executivo, a distribuição é um labirinto e isso é uma combinação de ações, como falta de conhecimento e de talentos suficientes para melhorar o setor hoteleiro.

O evento também contou com um painel sobre Skills dos Revenue Managers. Os painelistas compartilharam experiências e destacaram as competências que consideram fundamentais para o profissional de RM do futuro. Adaptação e capacidade de enfrentar o novo são essenciais, além da criatividade e agilidade para antecipar tendências e identificar como o cliente se comporta. Diante de um momento diferente de outros tempos, mudou também o mindset exigido dos colaboradores.

Divulgação/HSMAI Brasil
Gabriela Otto, da HSMAI Brasil, e Ricardo Souza, da OTA Insight<br/>
Gabriela Otto, da HSMAI Brasil, e Ricardo Souza, da OTA Insight
Michael Lau, diretor de Revenue Management do Fairmont Orchid de Vancouver (Canadá), encerrou a sequência de apresentações destacando os cuidados com o mix de negócios. "Para determinar o mix correto, é preciso entender quais segmentos de mercado ainda estão negociando. Saiba o que funciona para o seu hotel e se vai suportar as mudanças das recomendações em decorrência da pandemia. Conversem com os gerentes de viagens, vejam o tempo de permanência que estão procurando e tenham claro que as pessoas serão mais cuidadosas ao realizarem suas reservas", ressaltou.

Ao final do evento, Gabriela Otto e Ricardo Souza, que é head da América Latina da OTA Insight, anunciaram a assinatura de parceria mundial com a HSMAI, tornando a empresa mantenedora oficial da entidade globalmente.

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