ROC 2021, evento da HSMAI Brasil, registrou 300 participantes
Evento teve retenção de 85% até o final do encontro, que durou quatro horas
A HSMAI Brasil realizou, na última quinta-feira (26), a sexta edição do ROC (Revenue Optimization Conference), evento de lucratividade e estratégia comercial (Revenue Management e Distribuição). A presidente da associação no País, Gabriela Otto, comandou a abertura oficial, que registrou 300 inscritos e retenção de 85% até o final do encontro, que durou quatro horas. Durante a agenda, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma imersão em práticas e cases de RM e distribuição direcionados exclusivamente à hotelaria.
"A sexta edição da ROC foi um sucesso. Reunimos importantes nomes do setor hoteleiro, entre executivos e os principais profissionais do Brasil que atuam na estratégia do dia a dia. Foram compartilhadas experiências, expectativas de retomada, ideias e conhecimentos sobre boas práticas para alavancar a lucratividade dos negócios", comemora Gabriela.
Importante canal para as receitas dos hotéis, o tema "Venda direta veio para ficar?" abriu o fórum de discussões. Para Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality International, a estratégia sempre esteve presente, mas com um aumento importante desde o ano passado. "A venda direta sempre representou 30% na participação das reservas em redes como a nossa. Hoje, ela já ultrapassou inclusive algumas agências on-line e representa a segunda maior contribuição."
Diretamente da África do Sul, Derek Martin, Founder & CEO at TrevPar World, compartilhou três importantes estratégias que foram colocadas em prática durante o período pandêmico com os mais de 300 clientes atendidos pela empresa.
Deixar as tarifas de lado e pensar no que é preciso para manter os hotéis abertos foi o primeiro ensinamento passado pelo convidado sul-africano. "Se o preço do quarto é de U$ 100, por que vendê-lo por mil? O preço hoje está mais importante do que nunca". Derek destacou, ainda, a importância de produzir bons conteúdos. "Será que o meu conteúdo leva à história certa? O assunto vende o hotel antes mesmo de você saber que o cliente está procurando pela sua marca". Por fim, o terceiro elemento é a distribuição. Para o executivo, a distribuição é um labirinto e isso é uma combinação de ações, como falta de conhecimento e de talentos suficientes para melhorar o setor hoteleiro.
O evento também contou com um painel sobre Skills dos Revenue Managers. Os painelistas compartilharam experiências e destacaram as competências que consideram fundamentais para o profissional de RM do futuro. Adaptação e capacidade de enfrentar o novo são essenciais, além da criatividade e agilidade para antecipar tendências e identificar como o cliente se comporta. Diante de um momento diferente de outros tempos, mudou também o mindset exigido dos colaboradores.
Michael Lau, diretor de Revenue Management do Fairmont Orchid de Vancouver (Canadá), encerrou a sequência de apresentações destacando os cuidados com o mix de negócios. "Para determinar o mix correto, é preciso entender quais segmentos de mercado ainda estão negociando. Saiba o que funciona para o seu hotel e se vai suportar as mudanças das recomendações em decorrência da pandemia. Conversem com os gerentes de viagens, vejam o tempo de permanência que estão procurando e tenham claro que as pessoas serão mais cuidadosas ao realizarem suas reservas", ressaltou.
Ao final do evento, Gabriela Otto e Ricardo Souza, que é head da América Latina da OTA Insight, anunciaram a assinatura de parceria mundial com a HSMAI, tornando a empresa mantenedora oficial da entidade globalmente.
"A sexta edição da ROC foi um sucesso. Reunimos importantes nomes do setor hoteleiro, entre executivos e os principais profissionais do Brasil que atuam na estratégia do dia a dia. Foram compartilhadas experiências, expectativas de retomada, ideias e conhecimentos sobre boas práticas para alavancar a lucratividade dos negócios", comemora Gabriela.
Importante canal para as receitas dos hotéis, o tema "Venda direta veio para ficar?" abriu o fórum de discussões. Para Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality International, a estratégia sempre esteve presente, mas com um aumento importante desde o ano passado. "A venda direta sempre representou 30% na participação das reservas em redes como a nossa. Hoje, ela já ultrapassou inclusive algumas agências on-line e representa a segunda maior contribuição."
Diretamente da África do Sul, Derek Martin, Founder & CEO at TrevPar World, compartilhou três importantes estratégias que foram colocadas em prática durante o período pandêmico com os mais de 300 clientes atendidos pela empresa.
Deixar as tarifas de lado e pensar no que é preciso para manter os hotéis abertos foi o primeiro ensinamento passado pelo convidado sul-africano. "Se o preço do quarto é de U$ 100, por que vendê-lo por mil? O preço hoje está mais importante do que nunca". Derek destacou, ainda, a importância de produzir bons conteúdos. "Será que o meu conteúdo leva à história certa? O assunto vende o hotel antes mesmo de você saber que o cliente está procurando pela sua marca". Por fim, o terceiro elemento é a distribuição. Para o executivo, a distribuição é um labirinto e isso é uma combinação de ações, como falta de conhecimento e de talentos suficientes para melhorar o setor hoteleiro.
O evento também contou com um painel sobre Skills dos Revenue Managers. Os painelistas compartilharam experiências e destacaram as competências que consideram fundamentais para o profissional de RM do futuro. Adaptação e capacidade de enfrentar o novo são essenciais, além da criatividade e agilidade para antecipar tendências e identificar como o cliente se comporta. Diante de um momento diferente de outros tempos, mudou também o mindset exigido dos colaboradores.
Michael Lau, diretor de Revenue Management do Fairmont Orchid de Vancouver (Canadá), encerrou a sequência de apresentações destacando os cuidados com o mix de negócios. "Para determinar o mix correto, é preciso entender quais segmentos de mercado ainda estão negociando. Saiba o que funciona para o seu hotel e se vai suportar as mudanças das recomendações em decorrência da pandemia. Conversem com os gerentes de viagens, vejam o tempo de permanência que estão procurando e tenham claro que as pessoas serão mais cuidadosas ao realizarem suas reservas", ressaltou.
Ao final do evento, Gabriela Otto e Ricardo Souza, que é head da América Latina da OTA Insight, anunciaram a assinatura de parceria mundial com a HSMAI, tornando a empresa mantenedora oficial da entidade globalmente.