Hotelaria nacional cai 13,5% em vendas à Abracorp
Assim como a aviação e os dados gerais da Abracorp, a hotelaria também amargou um trimestre de retração nas vendas junto às associadas da entidade no terceiro trimestre do ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os hot&eacut

Apesar do número, a hotelaria internacional ainda obteve uma alta de 8,4% no número de diárias vendidas, cujo total foi de R$ 208,7 mil. Isso significa uma redução no valor do tíquete médio. No caso da nacional, mesmo no volume de diárias houve uma queda expressiva, de 10%, totalizando 2,3 milhões.
Os hotéis independentes ficaram com a maior fatia das vendas às associadas Abracorp entre a hotelaria nacional, com 35,9% do total. A Accor foi a rede com a maior fatia, de 13,2%, com a Atlantica Hotels ficando com 8,2% e BHG/Solare com 3,6%. Essa última teve o melhor desempenho do mês, subindo 43,4% em diárias e 33% em vendas. Já a Atlantica teve uma das quedas mais expressivas, de 12,7% em receita, enquanto os independentes, mesmo com a liderança, caíram 16,4%.
No internacional, os independentes ficaram com 45% do total, com Hilton ficando com 8%, Accor, 7% e IHG, 5%. Hilton e IHG tiveram as maiores altas nas vendas, respectivamente de 56,4% e 68,3% em receita, e ambas com mais de 100% de crescimento em diárias. A Accor caiu 53,5% em receita na medida em que subiu 2,3% em diárias vendidas, o que indica um comportamento agressivo na busca de diárias mais baratas, com perda de arrecadação.
A tarifa média entre os nacionais foi de R$ 212, 4% a menos que o verificado no terceiro trimestre do ano passado.