TMG cria comitê para debater gestão de bilhetes não voados
Primeira reunião envolveu gestores de viagens, aéreas, TMCs, OBTs e banco
O TMG acaba de criar um comitê para debater sobre melhorias no processo de automação do fluxo de gerenciamento de bilhetes não voados. A primeira reunião foi realizada ontem (8) e envolveu gestores de viagens, as companhias aéreas Gol e Latam, as TMCs BCD Travel e Kontik Viagens, a OBT Argo Solutions e o Itaucard, representando as instituições financeiras.
"Faz parte do nosso propósito como grupo promover este tipo de integração. Apenas um trabalho em conjunto trará resultados satisfatórios e sustentáveis para todos”, aponta o diretor executivo do Travel Managers Group, Francisco Vieira.
Classificado como um dos principais desafios da gestão de viagens corporativas, o gerenciamento de passagens aéreas não voadas é parte fundamental da administração dos custos de uma empresa e pode representar uma considerável fonte de perda se não for devidamente monitorada. Com a pandemia de covid-19, esta questão vem sendo ainda mais debatida.
“Trata-se de um processo ainda muito manual e desintegrado. O objetivo deste comitê é pensarmos juntos, todas as partes envolvidas, identificando as causas e pensando em soluções que possam transformar o processo, melhorando a gestão e evitando perdas financeiras”, diz a gerente de Viagens da KPMG e coordenadora do TMG, Sheila Câmara.
Para o diretor regional de Vendas da BCD, Gabriel Domingues, o comitê ajudará a dar a atenção e foco necessário a temas relevantes para a gestão de viagens. “Estamos animados com as possibilidades que este debate trouxe. Este é um passo importante na direção de soluções e ficamos felizes em contribuir.”
“Neste encontro tivemos um exemplo de trabalho em conjunto entre gestores, aéreas, TMCs e parceiros de tecnologia. Tenho certeza de que teremos avanços após este alinhamento e é assim que devemos buscar soluções daqui para frente: em fóruns transparentes e que consideram todas as partes envolvidas. A Latam fica muito feliz em fazer parte desse movimento junto ao TMG”, afirma a coordenadora de Vedas da empresa aérea sul-americana, Aline Maia Santos.
Segundo a gerente corporativa da Gol, Ana Paula Zuppi, a companhia tem muito interesse em atender o pleito do mercado pensando em como gerar valor para as empresas. Já o CEO da Argo, Pedro Nassif, entende que a colaboração entre agências, aéreas e OBTs é essencial para melhorar este processo de gerenciamento.
“Precisamos aproveitar situações que a pandemia nos trouxe para trazermos à tona discussões como essa, de bilhetes não voados e processos de reembolso. Nesse momento temos a participação e atenção de todas as pontas envolvidas. Nós como TMC já trabalhávamos com a gestão dessa informação para os nossos clientes, mas temos oportunidade de compartilhar nossa experiência para criarmos um processo de gestão mais eficiente e efetivo”, conta a diretora de Operações da Kontik, Lana Takuma.
"Faz parte do nosso propósito como grupo promover este tipo de integração. Apenas um trabalho em conjunto trará resultados satisfatórios e sustentáveis para todos”, aponta o diretor executivo do Travel Managers Group, Francisco Vieira.
Classificado como um dos principais desafios da gestão de viagens corporativas, o gerenciamento de passagens aéreas não voadas é parte fundamental da administração dos custos de uma empresa e pode representar uma considerável fonte de perda se não for devidamente monitorada. Com a pandemia de covid-19, esta questão vem sendo ainda mais debatida.
“Trata-se de um processo ainda muito manual e desintegrado. O objetivo deste comitê é pensarmos juntos, todas as partes envolvidas, identificando as causas e pensando em soluções que possam transformar o processo, melhorando a gestão e evitando perdas financeiras”, diz a gerente de Viagens da KPMG e coordenadora do TMG, Sheila Câmara.
Para o diretor regional de Vendas da BCD, Gabriel Domingues, o comitê ajudará a dar a atenção e foco necessário a temas relevantes para a gestão de viagens. “Estamos animados com as possibilidades que este debate trouxe. Este é um passo importante na direção de soluções e ficamos felizes em contribuir.”
“Neste encontro tivemos um exemplo de trabalho em conjunto entre gestores, aéreas, TMCs e parceiros de tecnologia. Tenho certeza de que teremos avanços após este alinhamento e é assim que devemos buscar soluções daqui para frente: em fóruns transparentes e que consideram todas as partes envolvidas. A Latam fica muito feliz em fazer parte desse movimento junto ao TMG”, afirma a coordenadora de Vedas da empresa aérea sul-americana, Aline Maia Santos.
Segundo a gerente corporativa da Gol, Ana Paula Zuppi, a companhia tem muito interesse em atender o pleito do mercado pensando em como gerar valor para as empresas. Já o CEO da Argo, Pedro Nassif, entende que a colaboração entre agências, aéreas e OBTs é essencial para melhorar este processo de gerenciamento.
“Precisamos aproveitar situações que a pandemia nos trouxe para trazermos à tona discussões como essa, de bilhetes não voados e processos de reembolso. Nesse momento temos a participação e atenção de todas as pontas envolvidas. Nós como TMC já trabalhávamos com a gestão dessa informação para os nossos clientes, mas temos oportunidade de compartilhar nossa experiência para criarmos um processo de gestão mais eficiente e efetivo”, conta a diretora de Operações da Kontik, Lana Takuma.