6 formas de humanizar seu evento, segundo a Marriott International
Estudo avalia como criar experiências que satisfaçam e criem conexões entre os participantes
A Marriott International apresentou hoje (8) ao mercado brasileiro o estudo "Princípios Orientadores no Design de Experiências". Conduzido em colaboração com a PCMA e a CEMA, duas associações globais de eventos de negócios, a análise fornece informações sobre a previsão de tendências e comportamentos do consumidor que impulsionarão o futuro do design de experiências. O estudo é o mais recente de uma série de relatórios setoriais detalhados, fruto da parceria entre a PCMA e a Marriott International iniciada em 2015.
"Nós temos que ser muito mais atenciosos em nossa abordagem para atrair e reter clientes, enquanto criamos experiências que os satisfaçam".
Gladys O'Mahony, vice-presidente global de Vendas da Marriott International
Confira abaixo as seis "verdades" para estratégias inovadoras de eventos.
Explorando Identidades
Essa "verdade" reflete uma maior conscientização das intersecções de nossas identidades multifacetadas.
Enquanto os participantes buscam ‘encontrar seu grupo’ e criar conexões significativas, as ‘tribos de conexões’ estão nos ajudando a encontrar mentes similares às nossas fora de nossas bolhas convencionais em nossa comunidade. O papel do desenvolvedor e estrategista de eventos irá focar no networking reimaginado, enquanto facilitamos conexões fora do conforto daquilo que é familiar.
Como projetar experiências que permitam participantes a fazer networking por meio de diferentes escalas de identidade?
- Comunidades Conectadas: Proporcionar espaços seguros para pessoas definirem e construírem suas próprias comunidades e considerar como estes grupos se interseccionam em formas inesperadas.
- Níveis de Intimidade: Abordar seus objetivos por múltiplos ângulos, escalas globais a locais ajudarão a adaptar para ganhar maior engajamento.
- Convites Inclusivos: Quando pensamos eventos com conforto em mente, criamos ambientes mais inclusivos que permitem discurso mais diverso e momentos de conexão.
Arquitetando Escolhas
Essa verdade reflete o desejo do público por escolhas envolvimento nesse processo. Ao mesmo tempo, os participantes estão buscando por apoio para fazerem escolhas claras e informadas. Para os criadores de experiências, isso representa uma mudança de um papel de controle dos resultados definidos para um novo papel de curadores de escolhas.
Como providenciar a quantidade adequada de escolhas?
- O Papel do Arquiteto: Construa jornadas que são diversas e oferecem flexibilidade sem oprimir.
- O Papel do Espectador: Para desenvolver a experiência do usuário, é preciso entender o problema a partir da perspectiva da audiência a qual está sendo proposta uma solução.
- Acomodando a Mudança: Ajudar públicos a encontrar o ambiente certo para eles é tão importante quanto guiá-los para o conteúdo mais relevante.
Criando Pertencimento
O Pertencimento surgiu como uma verdade tão abrangente que fundamenta a maioria dos novos princípios do design. O Pertencimento é uma missão, uma avaliação, e é central ao significado e até à magia das experiências que criamos. Enquanto o Pertencimento é onipresente, essa verdade em particular foca em como as respostas à ascensão do Pertencimento impactarão significativamente o futuro da experiência do design.
Como promover jornadas de experiência que facilitem o pertencimento do público?
- Definindo Pertencimento: Diálogo providenciará uma sugestão de onde seu participantes está vindo, qual a sua bagagem, ao entrar na experiência em que está criando.
- Diálogo Autêntico: Organizações continuarão a utilizar espaços para presença autêntica e conversas sem filtro, tornando os participantes em co-criadores.
- Reflexão e Conhecimento: Ser proativo ao considerar diferentes deficiências e condições não-típicas, e mostrar ao seu público que busca acomodar essas preferências e necessidades diversas.
O Valor Dos Valores
Essa verdade responde ao conjunto amplo de critérios que o público avalia ao determinar se e como participar. Os participantes estão buscando experiências que proporcionem valor além do monetário, e escolhas de design como sustentabilidade, escolha do local, diversidade, canais híbridos, comunidades, tempo e singularidade são todos elementos que compõem o valor de um investimento.
Como ajustar as comunicações para agregar todos valores que uma experiência pode promover?
- Necessidades e Valores: Adote um sistema para identificar o que o seu público dá valor, e um plano para entregar as histórias certas para as pessoas certas rapidamente.
- Ações e Ativismo: Crie seu conteúdo com valores em mente e conecte com seu público ao compartilhar como sua empresa vive seus valores.
- Tempo e Comunidade: Articule proposições de valor que contemplem tempo, acesso do público, e demonstre que o evento vale o tempo de seu público alvo.
Dados Emocionais
Essa verdade reflete a mudança considerável em como os negócios enxergam as emoções. Antes consideradas limitantes para a lógica, as emoções agora são vistas como fundamentais para impulsionar a lealdade e as importantes tomadas de decisão. Para os designers e estrategistas de experiência, há muito mais a ser descoberto sobre como utilizamos esses dados, como os medimos de forma consistente, quando, onde e como são coletados, e o que podemos inferir de sua análise.
Como lidar da melhor forma com o estado emocional do seu participante?
- Emoções Significam Negócios: Emoções podem ajudar a criar engajamento e prever durante o evento qual será o seu retorno.
- Sistemas de Medição: Use tecnologia para oferecer opções alternativas à pesquisa posterior ao evento.
- O Ciclo do Feedback: Use o diálogo para juntar dados e informações, alavancando o suporte de ferramentas para segmentação do público, por exemplo.
O Poder do Jogo
Essa verdade é um mindset cativante de design que beneficia o bem-estar, inovação e produtividade. O jogo conecta o objetivo e a experiência, ajuda a catalisar conteúdos, construir equipes, definir culturas, introduzir novas ideias, sintetizar aprendizados e despertar alegria. Os participantes querem botar a mão na massa e ter a liberdade para experimentar enquanto compreendem novos conceitos, e os designers criarão espaços que priorizam o jogo e celebram a testagem e experimentação.
Como projetar espaços onde brincar e se divertir podem prevalecer?
- Diversão e Produtividade: Criar espaços que são flexíveis e não possuem muitas regras.
- Diversão não programada: Providenciar oportunidades de bem-estar que são melhor direcionadas, sinceras e onipresentes no cotidiano do trabalho e da vida.
- Novas Ferramentas de Colaboração: Criar um espaço para a Inteligência Artificial dentro do seu time ou para interagir com os participantes do seu evento.
"A diferença deste estudo é aplicabilidade. Não são apenas palavras que queremos ouvir, como diversidade e inclusão. Mas sim uma proposta de como incluir estes importantes temas nos eventos corporativos."
Lucio Vaquero, diretor regional da PCMA para a América Latina