Filip Calixto   |   06/11/2020 13:58

Festuris: abertura é focada em resiliência e coragem

Lideranças do Turismo e autoridades públicas compareceram à abertura, que teve protocolos aplicados


José Guilherme Alcorta
O evento foi cercado de protocolos de segurança e saúde e, nos discursos, antecipou como será a feira
O evento foi cercado de protocolos de segurança e saúde e, nos discursos, antecipou como será a feira
Tradicionalmente aberta com uma solenidade que reúne boa parte das lideranças do Turismo no Brasil, a Festuris Gramado 2020 não foi diferente. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da covid-19, a feira gaúcha foi aberta ontem (5) com um evento que reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, convidados e lideranças do setor. O evento foi cercado de protocolos de segurança e saúde e, nos discursos, antecipou como será a feira além de destacar a resiliência e a coragem de realizar o encontro mesmo num momento como este.

“Se nós conseguimos chegar até aqui, é em função dessas duas palavras: resiliência e coragem. Nesse caminhar, percebemos que não estávamos sozinhos. Teve muita empatia e união de todos os atores do Turismo. Assim, conseguimos criar inúmeras ações para minimizar os impactos da pandemia”, enfatizou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

A outra CEO do evento, Marta Rossi, completou destacando a importância da retomada. “Foi uma sensação de vitória ver a feira montada. Mas refletimos e entendemos que a realização do Festuris foi apenas uma conquista e que a vitória está mais adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo momento”, acrescentou.

Uma das autoridades presentes, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, elogiou as medidas adotadas pela feira nesta retomada das atividades do setor. “O Festuris é um momento de celebração e ao mesmo tempo de enorme responsabilidade para todos nós, porque estamos sendo, mais uma vez, pioneiros. E pelo que observamos em cada um dos cuidados aqui tomados, teremos um evento que será exemplo para o Brasil”, apontou.

Leite também aproveitou a oportunidade para anunciar a liberação de R$ 6 milhões para 45 municípios no Rio Grande do Sul que considera vocacionados ao Turismo, para reforço em suas ações de vigilância sanitária e de atenção hospitalar justamente para que a retomada do turismo possa acontecer com toda a segurança.

O governo federal foi representado pelo secretário especial de Cultura Mário Frias, que enfatizou a relação do Turismo com o setor cultural. “Para mim Turismo e cultura andam de mãos dadas e Gramado tem feito muito bem esse papel”, destacou.

TROFÉU AMIGOS DO FESTURIS
A tradicional premiação Amigos do Festuris também aconteceu e mais uma vez reconheceu as lideranças que contribuem com o crescimento do evento e da cadeia do Turismo.

Nesta edição os agraciados com o troféu, entregue com todos os cuidados e segurança, foram: Adriane Brocker Boeira, Anderson Boeira, Carlos Melles, Claiton Armelin, Claiton Luiz Saul, Eduardo Leite, Gilson Machado Neto, Gisele Abrahão, José Pedro Teixeira e Rodrigo Lorenzoni.

Veja mais fotos no álbum a seguir.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados