WTM Latin America quer ser o evento da retomada em 2021
Organização da feira mostra otimismo para realização do evento ano que vem.
Com a edição deste ano cancelada em virtude da pandemia de covid-19, a WTM Latin America volta ao calendário em 2021 para ser "o evento da retomada do Turismo do País". É nisso que acreditam os organizadores do encontro, que revelam otimismo ao projetar a feira marcada para os dias 6, 7 e 8 de abril. Segundo a diretora da WTM, Luciane Leite, há esperança de situação normalizada em abril do ano que vem e de contribuir para a volta segura e responsável da indústria.
A boa perspectiva para a edição 2021 parece ser compartilhada pelos participantes e expositores. De acordo com a Reed Exhibitions, organizadora do evento, apenas 3% dos expositores tiveram que se retirar da feira para o ano que vem. Os demais permanecem.
Segundo comenta a gerente comercial, Bianca Pizzolito, a notícia do cancelamento e realização em 2021 foi bem recebida por expositores e participantes que já tinham presença confirmada. "Tivemos ótima receptividade porque construímos um canal de diálogo com esses parceiros e, ao longo dos últimos meses sempre estivemos percebendo e recolhendo essas impressões", afirma.
"Temos uma grande confiança, tanto no setor de eventos como no de Turismo, e acreditamos num movimento de retomada já a partir do ano que vem", afirma a diretora em entrevista concedida hoje (18). O pensamento otimista da executiva em relação à feira e aos mercado aos quais ela se destina está baseado nas notícias cada vez mais frequentes da criação de vacinas para controlar a pandemia. "Estamos construindo o evento acreditando que a vacina mudará este cenário", reitera.
É também crendo na solução médica que os organizadores acreditam na presença de participantes estrangeiros, marca registrada da WTM. "Temos ouvido muito falar em Turismo regional nesse primeiro momento e por isso a presença maior deve ser da América Latina. Mas com a chegada da vacina, a presença de gente vinda de outros lugares também pode ser uma realidade", reforça.
PROTOCOLOS E CONTINGENCIAMENTO
Mais que acompanhar as perspectivas da criação de uma vacina, a direção da WTM também trabalha com o cenário de cercar a feira de cuidados e protocolos. De acordo com Luciane, o planejamento do encontro está em linha com as medidas de segurança vigentes no País e de acordo com recomendações de associações do setor de eventos. Sempre levando em conta aspectos como distanciamento, limitação no número de participantes, utilização de máscaras e higienização constante de ambientes e superfícies.
Sobre a possibilidade de um novo cancelamento, caso as notícias dos próximos meses não sejam tão boas, Luciane assegura que a equipe segue acompanhando de perto a situação brasileira. "Quando a gente decidiu pelo primeiro adiamento, tínhamos segurança que em outubro teríamos tudo normalizado. Mas é uma questão externa muito complicada. Então o que fazemos é acompanhar dia após dia. Estamos confiantes para 2021 e temos que ser positivos acreditando mas estamos preparados também para outras mudanças e adaptações caso sejam necessárias", diz.
OUTRAS AÇÕES
Os organizadores da feira também lembraram que seguir com a agenda de ações que levarão ao público informação, conteúdo, conhecimento e incentivo à prática de networking.
Em novembro, o portfólio WTM lançará a WTM Virtual, um evento digital que reunirá as quatro marcas do portfólio – WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London – em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes, conteúdo de qualidade, informações sobre a cadeia turística e outras atividades.
A boa perspectiva para a edição 2021 parece ser compartilhada pelos participantes e expositores. De acordo com a Reed Exhibitions, organizadora do evento, apenas 3% dos expositores tiveram que se retirar da feira para o ano que vem. Os demais permanecem.
Segundo comenta a gerente comercial, Bianca Pizzolito, a notícia do cancelamento e realização em 2021 foi bem recebida por expositores e participantes que já tinham presença confirmada. "Tivemos ótima receptividade porque construímos um canal de diálogo com esses parceiros e, ao longo dos últimos meses sempre estivemos percebendo e recolhendo essas impressões", afirma.
"Temos uma grande confiança, tanto no setor de eventos como no de Turismo, e acreditamos num movimento de retomada já a partir do ano que vem", afirma a diretora em entrevista concedida hoje (18). O pensamento otimista da executiva em relação à feira e aos mercado aos quais ela se destina está baseado nas notícias cada vez mais frequentes da criação de vacinas para controlar a pandemia. "Estamos construindo o evento acreditando que a vacina mudará este cenário", reitera.
É também crendo na solução médica que os organizadores acreditam na presença de participantes estrangeiros, marca registrada da WTM. "Temos ouvido muito falar em Turismo regional nesse primeiro momento e por isso a presença maior deve ser da América Latina. Mas com a chegada da vacina, a presença de gente vinda de outros lugares também pode ser uma realidade", reforça.
PROTOCOLOS E CONTINGENCIAMENTO
Mais que acompanhar as perspectivas da criação de uma vacina, a direção da WTM também trabalha com o cenário de cercar a feira de cuidados e protocolos. De acordo com Luciane, o planejamento do encontro está em linha com as medidas de segurança vigentes no País e de acordo com recomendações de associações do setor de eventos. Sempre levando em conta aspectos como distanciamento, limitação no número de participantes, utilização de máscaras e higienização constante de ambientes e superfícies.
Sobre a possibilidade de um novo cancelamento, caso as notícias dos próximos meses não sejam tão boas, Luciane assegura que a equipe segue acompanhando de perto a situação brasileira. "Quando a gente decidiu pelo primeiro adiamento, tínhamos segurança que em outubro teríamos tudo normalizado. Mas é uma questão externa muito complicada. Então o que fazemos é acompanhar dia após dia. Estamos confiantes para 2021 e temos que ser positivos acreditando mas estamos preparados também para outras mudanças e adaptações caso sejam necessárias", diz.
OUTRAS AÇÕES
Os organizadores da feira também lembraram que seguir com a agenda de ações que levarão ao público informação, conteúdo, conhecimento e incentivo à prática de networking.
Em novembro, o portfólio WTM lançará a WTM Virtual, um evento digital que reunirá as quatro marcas do portfólio – WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London – em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes, conteúdo de qualidade, informações sobre a cadeia turística e outras atividades.