Foz do Iguaçu (PR) anuncia cronograma para liberação de eventos
A partir de 20 de agosto destino inicia retomada dos eventos

A partir do dia 20 de agosto, os espaços de eventos exclusivos e os dentro de hotéis estarão autorizados a realizar eventos de pequeno porte, até 50 pessoas.
Dia 10 de setembro estarão autorizados os eventos entre 50 e 150 pessoas. E a partir do dia 1º de outubro, os demais eventos, desde que cumpram rigorosamente os protocolos de segurança sanitária e não ultrapassem o limite de 30% da capacidade de ocupação dos espaços.
CERTIFICAÇÃO
Uma das condições para a retomada dos eventos é que os responsáveis pelos estabelecimentos e, também, pela organização, devem assinar um termo de responsabilidade sanitária, comprometendo-se a respeitar os protocolos definidos.
Os espaços só estarão autorizados a promover eventos se forem aprovados na visita de inspeção para certificar o cumprimento das medidas. A visita de verificação é feita por uma equipe independente do Sebrae-PR, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Os estabelecimentos que estiverem adequados às normas sanitárias receberão o Certificado de Responsabilidade Sanitária com o selo de “ambiente protegido”.
“Foz do Iguaçu está na curva descendente da pandemia, com o número de novos casos em baixa. Somos uma das cidades com maior testagem do Brasil. Montamos uma boa estrutura para enfrentamento da pandemia. Nosso índice de letalidade está abaixo de 1%. Tudo isso, somando com os cuidados sanitários que estão sendo adotados e a perspectiva de surgimento de uma vacina até o final do ano, são indicativos positivos que apontam para a retomada das atividades de eventos”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

“A flexibilização, com responsabilidade sanitária, atende aos interesses do segmento, mostra o compromisso da administração municipal com a retomada dos eventos e demonstra claramente a confiança de que estamos conseguindo vencer essa pandemia”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Newton Paulo Angeli.
Já o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), Neuso Rafagnin, diz que os espaços de eventos dos meios de hospedagem são ambientes seguros e adequados para a retomada das atividades. Confiante no futuro, ele acredita que num curto de espaço de tempo tudo voltará ao normal na Terra das Cataratas.
O retorno da atividade turística e dos eventos à cidade é uma ação do Programa Acelera Foz, que tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e do Conselho Municipal de Turismo.