Eventos corporativos: inovações e soluções criativas
Para o diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere, a área de soluções audiovisuais e cenografia evoluiu nos últimos anos
O mercado dos eventos corporativos vive um período de grande inovação. Parte já regular da estratégia de marketing e vendas das empresas, elas têm, cada vez mais, buscado soluções inovadoras e econômicas. Nesse contexto, as empresas fornecedoras também trabalham com a excelência em mente para garantir o melhor resultado dentro das expectativas dos clientes.
Para o diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere, a área de soluções audiovisuais e cenografia também evoluiu nos últimos anos. Independente dos contratempos, esse é um setor que já está firmado no mercado e, por isso, não sofreu tanto com os efeitos do período em que a economia passou em déficit no País.
Para Cecere, a crise trouxe novas possibilidades para a área de eventos corporativos. Apesar de os budgets estarem menores, o que traz como consequência menos luxo em realizações desse tipo, a área precisou buscar inovações. "Hoje, com o uso de soluções tecnológicas, é possível oferecer soluções criativas para garantir a qualidade em um evento", diz.
TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
O avanço da tecnologia, aliás, abriu diversas portas no universo de eventos corporativos, mesmo com as dificuldades surgidas pelo volume de impostos cobrados no Brasil."O brasileiro é bastante criativo, encontramos formas de viabilizar projetos sem que inviabilize a execução", afirma.
Artifícios como o video mapping e a cenografia feita com tecidos tensionados, por exemplo, trouxeram uma gama de opções que facilitaram a articulação dos eventos, agregando valor e resultados inusitados. Mas Cecere deixa claro: "ter um bom entendimento dos objetivos de um evento é a chave mestra, pois se olharmos as novidades tecnológicas como um investimento necessário para um impacto relevante nos eventos, saímos da discussão de preço e vamos para a entrega de experiência".
No que diz respeito à experiência, não é apenas o que se vive durante o evento que conta positivamente na vivência dos convidados; agregar valor tem sido quase tão importante quanto oferecer um resultado impecável. "Foi-se o tempo que a cenografia de um evento priorizava apenas o aspecto visual, não levando em consideração o impacto disso na natureza", defende.
Na TES Cenografia, por exemplo, a empresa tem optado por soluções que utilizem materiais estruturais retornáveis, como as estruturas metálicas ao invés de placas de madeira. Outra inovação é o uso de tecido ao invés de lonas para a impressão da comunicação visual das cenografias. Esse processo utiliza o método de sublimação, com tintas à base de água, biodegradáveis.
Nesse contexto, apenas um bom planejamento não é suficiente para que um evento corporativo saia impecável. Contratar equipes e empresas competentes, com uma reputação já confirmada no mercado, faz toda a diferença."Os eventos são ao vivo, não temos duas chances para encantar nosso cliente, se o som do evento por exemplo não funcionar, o impacto é bastante negativo. Por outro lado, se tivermos um audiovisual muito bem executado, potencializa-se muito o evento e seu conteúdo", pondera.
FUTURO
Com tanta inovação tecnológica sendo aplicada na área de eventos corporativos, é possível acreditar que o futuro caminha nesse sentido. Um destaque especial vai para eventos com tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. "Estamos trabalhando muito em realidade aumentada e realidade virtual, nossa ideia é misturar os dois mundos. A grande vantagem do uso deste tipo de tecnologia é que no mundo virtual as possibilidades são infinitas".
Já é possível imaginar onde os eventos poderão chegar no futuro, porém fica difícil dimensionar o tanto de possibilidades que se abrirão até lá. Independente do caminho, uma coisa é certa: "entender as expectativas e objetivos de um evento, na minha opinião, é o grande segredo para o sucesso", enfatiza Cecere. "A contratação de bons fornecedores e um bom conteúdo são a garantia de um evento de excelência. Evento é uma grande ferramenta para os objetivos de uma empresa, merece atenção e dedicação".
Para o diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere, a área de soluções audiovisuais e cenografia também evoluiu nos últimos anos. Independente dos contratempos, esse é um setor que já está firmado no mercado e, por isso, não sofreu tanto com os efeitos do período em que a economia passou em déficit no País.
Para Cecere, a crise trouxe novas possibilidades para a área de eventos corporativos. Apesar de os budgets estarem menores, o que traz como consequência menos luxo em realizações desse tipo, a área precisou buscar inovações. "Hoje, com o uso de soluções tecnológicas, é possível oferecer soluções criativas para garantir a qualidade em um evento", diz.
TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
O avanço da tecnologia, aliás, abriu diversas portas no universo de eventos corporativos, mesmo com as dificuldades surgidas pelo volume de impostos cobrados no Brasil."O brasileiro é bastante criativo, encontramos formas de viabilizar projetos sem que inviabilize a execução", afirma.
Artifícios como o video mapping e a cenografia feita com tecidos tensionados, por exemplo, trouxeram uma gama de opções que facilitaram a articulação dos eventos, agregando valor e resultados inusitados. Mas Cecere deixa claro: "ter um bom entendimento dos objetivos de um evento é a chave mestra, pois se olharmos as novidades tecnológicas como um investimento necessário para um impacto relevante nos eventos, saímos da discussão de preço e vamos para a entrega de experiência".
No que diz respeito à experiência, não é apenas o que se vive durante o evento que conta positivamente na vivência dos convidados; agregar valor tem sido quase tão importante quanto oferecer um resultado impecável. "Foi-se o tempo que a cenografia de um evento priorizava apenas o aspecto visual, não levando em consideração o impacto disso na natureza", defende.
Na TES Cenografia, por exemplo, a empresa tem optado por soluções que utilizem materiais estruturais retornáveis, como as estruturas metálicas ao invés de placas de madeira. Outra inovação é o uso de tecido ao invés de lonas para a impressão da comunicação visual das cenografias. Esse processo utiliza o método de sublimação, com tintas à base de água, biodegradáveis.
Nesse contexto, apenas um bom planejamento não é suficiente para que um evento corporativo saia impecável. Contratar equipes e empresas competentes, com uma reputação já confirmada no mercado, faz toda a diferença."Os eventos são ao vivo, não temos duas chances para encantar nosso cliente, se o som do evento por exemplo não funcionar, o impacto é bastante negativo. Por outro lado, se tivermos um audiovisual muito bem executado, potencializa-se muito o evento e seu conteúdo", pondera.
FUTURO
Com tanta inovação tecnológica sendo aplicada na área de eventos corporativos, é possível acreditar que o futuro caminha nesse sentido. Um destaque especial vai para eventos com tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. "Estamos trabalhando muito em realidade aumentada e realidade virtual, nossa ideia é misturar os dois mundos. A grande vantagem do uso deste tipo de tecnologia é que no mundo virtual as possibilidades são infinitas".
Já é possível imaginar onde os eventos poderão chegar no futuro, porém fica difícil dimensionar o tanto de possibilidades que se abrirão até lá. Independente do caminho, uma coisa é certa: "entender as expectativas e objetivos de um evento, na minha opinião, é o grande segredo para o sucesso", enfatiza Cecere. "A contratação de bons fornecedores e um bom conteúdo são a garantia de um evento de excelência. Evento é uma grande ferramenta para os objetivos de uma empresa, merece atenção e dedicação".