Empoderamento dos associados é a missão da nova direção da Abracorp
Douglas Camargo assume a função de diretor executivo da Abracorp nesta segunda-feira (3)
Empoderar os associados e aumentar a relevância da Abracorp dentro da indústria do Turismo. Esse é o principal objetivo de Douglas Fernandes Camargo, o novo diretor executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), que assume o cargo nesta segunda-feira (3).
Com uma carreira de quase 30 anos no setor de turismo e aviação, Camargo traz uma visão focada em fortalecer a posição dos membros da associação, contribuindo para seu crescimento e maior representatividade no mercado.
O novo diretor executivo, que tem passagens por empresas internacionais de peso como Lufthansa, Swiss, Singapore Airlines, Unidas e Voepass, destaca que a Abracorp já tem um nome forte entre os fornecedores, que utilizam os números e relatórios da entidade para nortear suas estratégias.
Para Camargo, em entrevista ao Portal PANROTAS, é fundamental usar essa força para empoderar ainda mais os associados, garantindo que a associação continue a crescer de maneira relevante e impactante no setor.
Empoderamento do associado: a principal missão
Além de reforçar a importância da associação como um ponto de referência para o mercado, o novo diretor executivo destaca a busca por qualidade, não quantidade, no processo de ampliação do número de associados.
"Queremos aumentar a quantidade de associados, mas de forma qualitativa. Ou seja, precisamos garantir que os novos membros atendam aos critérios que fortalecem a associação e o setor como um todo”
Douglas Camargo, novo diretor executivo da Abracorp
Camargo acredita que a inteligência de mercado, como a análise de dados da Abracorp, continuará sendo essencial para a entidade. Ele reforça, ainda, o compromisso com a transparência e a ética, garantindo que os relatórios setoriais continuarão sendo realizados preservando as fontes de informação para garantir a confiabilidade dos balanços.
"Nenhum associado tem acesso aos números individuais de outros, nem mesmo eu, como diretor-executivo, terei", explica. A abordagem é assegurar que os dados coletivos sigam o propósito de fortalecer a associação dentro da indústria, sem invadir a privacidade dos membros.
Influência no setor
A relevância da Abracorp, segundo entende o novo diretor, também se estende à atuação política e legislativa, com a entidade sempre atenta às questões que impactam diretamente o setor, como foi no ano passado com a forte presença da entidade em debates como o da PEC 45 e das discussões sobre a PERSE.
Para Camargo, a presença ativa da associação em discussões importantes, como essas, é essencial para o fortalecimento da indústria de Turismo como um todo.
"Embora tenhamos 23 associados, a representatividade deles no mercado é enorme, o que confere grande relevância para as discussões que afetam o setor"
Douglas Camargo
Valorização das TMCs
Quando questionado sobre a atual situação do mercado de viagens corporativas, Camargo reconhece o impacto que a pandemia teve no setor, mas também destaca a recuperação rápida que as empresas do segmento experimentaram. Para ele, o principal foco da Abracorp será sempre o benefício do associado.
"Nosso objetivo, como já disse antes, é empoderar o nosso associado, seja por meio de melhores condições junto aos fornecedores, seja promovendo a profissionalização do setor. Tudo que fizermos deve ser em prol do crescimento e fortalecimento de nossos associados"
Novo diretor executivo da Abracorp, Douglas Camargo
A valorização das TMCs (Travel Management Companies), segundo Camargo, é outro ponto importante em sua gestão. "Hoje, as TMCs são empresas extremamente consolidadas e essenciais para as companhias que buscam otimizar seus gastos com viagens. Elas não são mais vistas apenas como agências de viagens, mas como consultorias especializadas em gerenciamento de custos, segurança e benefícios para as empresas", destaca.