Filip Calixto   |   03/02/2025 09:28
Atualizada em 03/02/2025 11:12

Empoderamento dos associados é a missão da nova direção da Abracorp

Douglas Camargo assume a função de diretor executivo da Abracorp nesta segunda-feira (3)

PANROTAS / Filip Calixto
Siderley Santos, presidente da Abracorp, recebe Douglas Camargo, novo diretor executivo da associação
Siderley Santos, presidente da Abracorp, recebe Douglas Camargo, novo diretor executivo da associação

Empoderar os associados e aumentar a relevância da Abracorp dentro da indústria do Turismo. Esse é o principal objetivo de Douglas Fernandes Camargo, o novo diretor executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), que assume o cargo nesta segunda-feira (3).

Com uma carreira de quase 30 anos no setor de turismo e aviação, Camargo traz uma visão focada em fortalecer a posição dos membros da associação, contribuindo para seu crescimento e maior representatividade no mercado.

O novo diretor executivo, que tem passagens por empresas internacionais de peso como Lufthansa, Swiss, Singapore Airlines, Unidas e Voepass, destaca que a Abracorp já tem um nome forte entre os fornecedores, que utilizam os números e relatórios da entidade para nortear suas estratégias.

Para Camargo, em entrevista ao Portal PANROTAS, é fundamental usar essa força para empoderar ainda mais os associados, garantindo que a associação continue a crescer de maneira relevante e impactante no setor.

Empoderamento do associado: a principal missão

Além de reforçar a importância da associação como um ponto de referência para o mercado, o novo diretor executivo destaca a busca por qualidade, não quantidade, no processo de ampliação do número de associados.

"Queremos aumentar a quantidade de associados, mas de forma qualitativa. Ou seja, precisamos garantir que os novos membros atendam aos critérios que fortalecem a associação e o setor como um todo”

Douglas Camargo, novo diretor executivo da Abracorp

Camargo acredita que a inteligência de mercado, como a análise de dados da Abracorp, continuará sendo essencial para a entidade. Ele reforça, ainda, o compromisso com a transparência e a ética, garantindo que os relatórios setoriais continuarão sendo realizados preservando as fontes de informação para garantir a confiabilidade dos balanços.

PANROTAS / Filip Calixto
Douglas Camargo assume oficialmente a função nesta segunda-feira (3)
Douglas Camargo assume oficialmente a função nesta segunda-feira (3)

"Nenhum associado tem acesso aos números individuais de outros, nem mesmo eu, como diretor-executivo, terei", explica. A abordagem é assegurar que os dados coletivos sigam o propósito de fortalecer a associação dentro da indústria, sem invadir a privacidade dos membros.

Influência no setor

A relevância da Abracorp, segundo entende o novo diretor, também se estende à atuação política e legislativa, com a entidade sempre atenta às questões que impactam diretamente o setor, como foi no ano passado com a forte presença da entidade em debates como o da PEC 45 e das discussões sobre a PERSE.

Para Camargo, a presença ativa da associação em discussões importantes, como essas, é essencial para o fortalecimento da indústria de Turismo como um todo.

"Embora tenhamos 23 associados, a representatividade deles no mercado é enorme, o que confere grande relevância para as discussões que afetam o setor"

Douglas Camargo

Valorização das TMCs

PANROTAS / Filip Calixto
Para Douglas Camargo, principal foco da Abracorp será sempre o benefício do associado
Para Douglas Camargo, principal foco da Abracorp será sempre o benefício do associado

Quando questionado sobre a atual situação do mercado de viagens corporativas, Camargo reconhece o impacto que a pandemia teve no setor, mas também destaca a recuperação rápida que as empresas do segmento experimentaram. Para ele, o principal foco da Abracorp será sempre o benefício do associado.

"Nosso objetivo, como já disse antes, é empoderar o nosso associado, seja por meio de melhores condições junto aos fornecedores, seja promovendo a profissionalização do setor. Tudo que fizermos deve ser em prol do crescimento e fortalecimento de nossos associados"

Novo diretor executivo da Abracorp, Douglas Camargo

A valorização das TMCs (Travel Management Companies), segundo Camargo, é outro ponto importante em sua gestão. "Hoje, as TMCs são empresas extremamente consolidadas e essenciais para as companhias que buscam otimizar seus gastos com viagens. Elas não são mais vistas apenas como agências de viagens, mas como consultorias especializadas em gerenciamento de custos, segurança e benefícios para as empresas", destaca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados